Jornal Povo

Promessa de salários em dia e acerto a jato no aperto de mão: os bastidores do sim de Odair Hellmann ao Fluminense

O telefone de Odair Hellmann tocou na terça-feira. O contato era do presidente do Fluminense, Mário Bittencourt. Depois de receber indicações e referências no mercado, o advogado queria conversar com o ex-treinador do Internacional que estava na Granja Comary para curso de técnicos em Teresópolis.

A negociação fluiu e foi fechada a jato. Da reunião próxima da sede da CBF na região serrana para o anúncio tricolor foram poucas horas. E um detalhe: fecharam sem contrato assinado. Apenas nesta quinta-feira os representantes do treinador vão colocar no papel o acordo por um ano – válido até dezembro de 2020.

Mário e Paulo Angioni, que acompanhou o presidente na conversa em Teresópolis, saíram no fim da noite de volta para o Rio de Janeiro com tudo certo. Na mesa, Odair escutou promessa de pagamentos em dia para o grupo, com a ressalva de que a folha salarial pode ser mais enxuta que a deste ano. A solução de parte de dívidas trabalhistas do clube nos últimos dias é sinal de alívio para o Fluminense.

O treinador e Maurício Dulac, seu auxiliar, também fizeram breve apresentação de metodologia de trabalho, de ideias e conceitos do futebol. Já nessa quarta-feira, eles receberam relatório sobre o time, com mais informações sobre o elenco. E se debruçaram a discutir nomes com Mário e Angioni. Marcão, que está na Granja também estudando no curso da CBF, vai participar ativamente ao lado da dupla.

Odair vai planejar o elenco junto com a direção do futebol. Ele já sabe que o Fluminense tem dificuldade para manter jogadores que estão emprestados e foi avisado de eventuais saídas. Com a promessa de todos esforços para pagamentos em dia condicionada a um elenco mais barato, o treinador analisa alguns nomes. Falaram sobre Ganso, Nenê e até a possibilidade de um retorno de Fred – embora não exista negociação entre o clube carioca e o ídolo bicampeão brasileiro pelo Fluminense.

Com duas caras novas, a comissão técnica do Fluminense sofre ainda mais mudanças. Marcão volta a ser auxiliar e comandará, também, o time de aspirantes que será formado para a próxima temporada. Ailton sai do futebol principal a volta a ser coordenador na categoria sub-20. Contratado em outubro, Daniel Cerqueira pode deixar o clube. Ele costuma integrar a equipe do técnico Cuca e pode acompanhar o treinador em um outro clube.

Antes do acerto, o nome de Odair apareceu no noticiário do Fluminense mais cedo nesta temporada. O treinador foi sondado em novembro, quando o presidente Mário Bittencourt e o vice Celso Barros pararam de falar a mesma língua e Marcão balançou no cargo. Na época, ele negou. Mas, não escondeu o lado carioca e a vontade de voltar ao Rio de Janeiro.

– Talvez eu venha fixar residência aqui, em um futuro próximo. Se dependesse da minha mulher, seria na semana que vem. Ela se adaptou bem. A gente sempre voltou, passamos férias aqui. Em algum momento, vou morar aqui. A cidade proporciona trabalho e lazer. Dá para equilibrar o profissional e o pessoal – disse, há um mês, ao GloboEsporte.com.

É que esta não é a primeira vez que o hoje treinador pousa em terras cariocas. Odair já foi jogador do Fluminense. Em 1999, fez parte do grupo que tirou o Tricolor da Série C do Campeonato Brasileiro. Naquela temporada, ele fez 31 jogos e marcou dois gols, contra Dom Pedro II e Tupi.

– Foi um momento difícil e histórico. Imagina um clube gigante e com história linda como o Fluminense cair para a Série C. Me lembro que o Parreira assumiu, com toda a comissão que foi campeã do mundo em 1994. (…) Foi emblemático. Era muita pressão em todos os jogos. Surgiu o Roger, tinha o Marco Brito, Bruno Reis, Roni, Magno Alves… era essa a turma. Foi um resgate do Fluminense – completou.

O novo técnico ainda não tem data para ser apresentado pelo Fluminense. Odair segue até a próxima semana em Teresópolis, onde termina o curso para ganhar a licença Pro da CBF. O grupo tricolor está de férias e volta aos trabalhos em janeiro. A primeira rodada do Campeonato Carioca está marcada para o dia 22.

Via: Globo Esporte

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.