Jornal Povo

Rio entra em estágio de mobilização após alerta de chuva forte nesta quinta

O Rio entrou em estágio de mobilização às 14h50 desta quinta-feira (12), devido a chuva forte no município, segundo informações do Centro de Operações da prefeitura. Veja os principais pontos e os transtornos provocados pela chuva na tarde desta quinta.

  • Zona Oeste – por volta das 15h20, foram registradas pancadas de chuva de moderada a forte em alguns bairros. Sepetiba foi um dos mais atingidos;
  • Zona Norte – também houve registro de chuva moderada após às 16h em Anchieta; Em Olaria, um bolsão d’água se formou na Rua Ibiapina, na altura da Rua Tomás Ribeiro. Na Penha e em Irajá choveu forte;
  • Avenida Brasil – bolsões d’água se formaram no Trevo das Margaridas, nas pistas que dão acesso ao sentido Centro, e no acesso à Linha Amarela, no sentido Zona Oeste. A recomendação é para o motorista dirigir com mais atenção por causa das pistas molhadas e escorregadias;
  • Zona Sul – o Vidigal registrou chuva moderada também por volta das 16h;
  • Supervia – a chuva forte causou alagamento na estação Vila Inhomirim, em Magé, na Baixada Fluminense. Com isso, a circulação da extensão ocorre somente entre as estações Saracuruna e Fragoso. A estação terminal encontra-se temporariamente fechada para embarque e desembarque.

O sistema Alerta Rio informou que a chuva se deslocou rapidamente na direção da Região Metropolitana a partir do Sul do estado.

A mobilização faz parte da nova escala de cinco medidas divulgada recentemente pelo sobre chuvas na cidade.

A mobilização é a segunda medida na escala. De acordo com a prefeitura, ela é decretada quando imagens de radar indicam a possibilidade de pancadas nas próximas 3 horas com previsão de ventos de até 50 km/h.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que fortes áreas de instabilidade se aproximam da Região Sudeste. O tempo estará nublado com pancadas de chuva ocasionais e chuvas fracas nesta sexta-feira (13).

O Inmet alerta para chuva entre a tarde desta quinta até a tarde de sábado (14) na Serra, Médio Paraíba, Centro Sul do Estado e regiões do litoral.

Via: G1