Estudo aponta que RJ gasta muito com Segurança Pública, mas resultados são ruins

Um estudo feito pela rede Observatório de Segurança mostra que o governo do RJ gasta muito com Segurança Pública, mas os resultados são baixos. A pesquisa, a que o Bom Dia Rio teve acesso, será apresentada na manhã desta segunda-feira (16).

O Estado do RJ é a unidade da Federação que mais investe na pasta – a previsão para 2020 é R$ 12,7 bilhões só nesse setor.

“Os resultados, no entanto, não correspondem ao investimento. Uma das razões é que a política de segurança do RJ é focada no confronto e na guerra, que exige a mobilização de um grande contingente de policiais. O problema é que essa abordagem coloca tanto a população quanto os próprios policiais em risco. Do ponto de vista dos resultados, isso é ineficiente. Além disso, é insustentável quando pensamos no orçamento”, explicou o especialista em Políticas Públicas Alexandre Ciconello.

Para Ciconello, diante da crise econômica vivida pelo Estado do RJ nos últimos tempos, é insustentável manter esse modelo.

O especialista aponta medidas que podem melhorar a situação.

“A primeira coisa a se fazer é mudar essa lógica de confronto, que coloca a população em risco. É necessário investir mais em inteligência e investigação, que é o que de fato desarticula grupos criminosos. Também é preciso investir no combate à corrupção na polícia e em uma política de redução de danos durante as operações realizadas e comunidades”.

Via: G1

Facebook Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Open chat
Anuncie AQUI! >>>
Olá!
Gostaria de anunciar sua marca aqui?
Powered by