Jornal Povo

Estudo aponta que RJ gasta muito com Segurança Pública, mas resultados são ruins

Um estudo feito pela rede Observatório de Segurança mostra que o governo do RJ gasta muito com Segurança Pública, mas os resultados são baixos. A pesquisa, a que o Bom Dia Rio teve acesso, será apresentada na manhã desta segunda-feira (16).

O Estado do RJ é a unidade da Federação que mais investe na pasta – a previsão para 2020 é R$ 12,7 bilhões só nesse setor.

“Os resultados, no entanto, não correspondem ao investimento. Uma das razões é que a política de segurança do RJ é focada no confronto e na guerra, que exige a mobilização de um grande contingente de policiais. O problema é que essa abordagem coloca tanto a população quanto os próprios policiais em risco. Do ponto de vista dos resultados, isso é ineficiente. Além disso, é insustentável quando pensamos no orçamento”, explicou o especialista em Políticas Públicas Alexandre Ciconello.

Para Ciconello, diante da crise econômica vivida pelo Estado do RJ nos últimos tempos, é insustentável manter esse modelo.

O especialista aponta medidas que podem melhorar a situação.

“A primeira coisa a se fazer é mudar essa lógica de confronto, que coloca a população em risco. É necessário investir mais em inteligência e investigação, que é o que de fato desarticula grupos criminosos. Também é preciso investir no combate à corrupção na polícia e em uma política de redução de danos durante as operações realizadas e comunidades”.

Via: G1

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.