Jornal Povo

Justiça do RJ nega pedido de habeas corpus do filho do prefeito de Seropédica

A 1ª Vara Criminal de Seropédica negou o pedido do advogado de Wagner Oliveira de Souza, filho do prefeito de Seropédica, Anabal Barbosa de Souza, de habeas corpus. A decisão, proferida durante o plantão judiciário deste domingo (15), é do desembargador Marcelo Buhatem, que levou em conta a gravidade dos fatos e a ampla repercussão social.

“A priori, poderia ser aplicada medida cautelar diversa da prisão, contudo, há casos em que a gravidade dos fatos, o modo de execução, o fato de o paciente possuir, como referido, grande prestigio no meio em que o crime se desenvolveu, bem como o risco à integridade da testemunha Sidney autorizam a decretação da prisão preventiva, não havendo motivo para excluir a apreciação do writ pelo Juízo natural (…).”

Waguinho Anabal, como é conhecido, é policial militar e foi preso durante uma operação do Ministério Público na sexta-feira (13). Ele é acusado de de extorsão, coação e constrangimento ilegal. Segundo o MP, Waguinho fazia uso da condição de filho do prefeito para exigir altas quantias do dono de uma empresa que possuía contrato de prestação de serviços com a prefeitura.

Segundo a denúncia, o PM por diversas vezes constrangeu e ameaçou a vítima, afirmando que, caso não recebesse a propina, o município não pagaria à empresa a integralidade do valor devido pelo contrato.

Waguinho, relata a denúncia, chegou a exigir pagamento no equivalente a 50% do valor do contrato, como condição para o integral recebimento dos valores devidos pelo município.

Também foi denunciado Fábio Silva de Moura, por coação. O MPRJ afirma que Fábio conduziu a vítima a uma nova reunião com Waguinho. Segundo o MPRJ, neste encontro Waguinho colocou uma pistola em cima da mesa e manteve constante manuseio do armamento, de maneira a intimidar a vítima.

Até a publicação desta reportagem não havia informação se Fábio Silva de Moura também foi preso.

Via: G1