Jornal Povo

DH ouve depoimentos no inquérito que investiga a morte do pastor Anderson do Carmo

Quatro pessoas vão ser ouvidas nesta terça-feira (17), na Divisão de Homicídios de Niterói no inquérito que investiga a morte do pastor Anderson do Carmo. Três delas vão falar sobre uma carta que apareceu nas mãos da deputada federal Flordelis (PSD), mulher do pastor.

Os três são Lucas e Flávio dos Santos, filhos da deputada que já são réus no caso, e também o ex-PM Marco Siqueira da Costa, condenado por participação na chacina da baixada em 2005 e que deixou 29 pessoas mortas.

Nessa carta, Lucas dos Santos deu uma versão diferente para o crime e acusou outros dois irmãos. No entanto, diante do juiz, ele disse que copiou um texto que foi entregue pelo irmão Flávio dos Santos e pelo ex-PM, já que os 3 estavam presos na mesma unidade em Bangu 9.

A quarta pessoa a ser ouvida vai falar sobre uma suposta tentativa de extorsão a deputada Flordelis. Lucas e Flávio chegaram na DH de Niterói por volta das 11h30.

Anderson foi assassinado em junho deste ano logo após chegar em casa, em Niterói, com a mulher, a deputada Flordelis.

Seis meses após o assassinato do pastor, a Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo está prestes a elucidar um importante capítulo do caso: o desaparecimento do celular da vítima. O telefone até hoje não foi localizado, mas fontes informaram ao G1 que dados do aparelho foram recuperados.

Segundo as fontes, os investigadores tiveram acesso ao histórico de conversas e arquivos do celular.

Ainda segundo a investigação, os policiais estão próximos de obter informações sobre o paradeiro do celular, incluindo os dias em que o aparelho foi acessado e utilizado. A Delegacia de Homicídios espera identificar por quais mãos o celular passou até ser, de fato, inutilizado.

A equipe da delegada Barbara Lomba, que investiga o caso, conseguiu restaurar recentemente as configurações do aparelho e, com isso, teve acesso a importantes informações que dizem respeito a conversas, agendas e documentos particulares da vítima.

A polícia analisa agora conteúdos que dizem respeito a questão familiares, já que as desavenças entre parentes são tratadas como uma das linhas de investigação para o crime. Entre os vários mistérios que envolvem o crime, o desaparecimento repentino do telefone parecia contribuir para uma possível obstrução de provas e causava estranheza aos investigadores.

Dois filhos do casal foram indiciados pelo crime e estão presos. Flávio dos Santos Rodrigues e Lucas dos Santos de Souza foram indiciados por crime de homicídio qualificado. O inquérito foi desmembrado, e a polícia deu início à segunda fase da investigação para identificar a participação de possíveis coautores no crime.

Via: G1