Jornal Povo

Rival do Fluminense, La Calera foi quarto no Chile, está sem técnico e manda jogos na grama sintética

O Unión La Calera, adversário do Fluminense na primeira fase da Sul-Americana, é um clube pequeno do Chile. Conhecido por disputar todas as divisões do futebol local, conseguiu, nos últimos dois anos, evitar um mal comum a equipes brasileiras do mesmo porte: o sobe e desce da elite.

Se em 2018 foi sexto, melhorou na atual temporada: ficou em quarto, em um campeonato não finalizado por conta dos protestos que assolaram o país. Portanto, vai apenas para a segunda participação em um torneio internacional da sua história.

As datas dos jogos ainda não foram definidas. O Tricolor fará a primeira partida no Maracanã, ou seja, decidirá a classificação para a segunda fase fora de casa.

La Calera, fundado em 1954, subiu para a primeira divisão pela última vez em 2017 – ganhou a segunda três vezes e a terceira, duas. Conseguiu manter o atual sucesso ao apostar em treinadores argentinos. Porém, atualmente não tem comandante.

– Foi passar a ter os argentinos no comando para fazer boas campanhas, porém, o momento atual é de incerteza. O clube está à deriva esportivamente – disse o jornalista Claudio Morales, da Rádio Cosmos.

Walter Coyette, ao alegar questões particulares, pediu demissão em 5 de dezembro, portanto, após a Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP) dar por encerrado o campeonato chileno. A saída repentina adiou o planejamento da próxima temporada.

Francisco Meneghini, outro argentino e que agora está no Audax Italiano, iniciou a temporada. Foi com ele, aliás, que o time chileno eliminou a Chapecoense na primeira fase da Sul-Americana e caiu nos pênaltis para o Atlético-MG na segunda.

Com ele, o La Calera chegou a figurar na segunda posição no Chileno. Surpreendeu ao apresentar um futebol que visava a posse de bola e a busca pelo ataque em velocidade. Porém, após uma série negativa, com apenas quatro pontos somados em 18 disputados, acabou demitido.

A campanha do quarto lugar no Chileno, então, foi de 37 pontos em 24 jogos – o campeonato foi encerrado faltando seis rodadas. Foram nove vitórias, nove empates e seis derrotas, com 29 gols marcados e 23 sofridos.

A direção, aliás, chegou a pleitear com a ANFP classificação para a Libertadores sem sucesso: entendia que merecia a quarta vaga do país, originalmente destinada ao campeão da Copa do Chile, por ter justamente a quarta melhor campanha no nacional. A Copa do Chile não foi concluída, e Union Española ou Universidad de Chile herdará a vaga.

Sem técnico, a direção ainda tem de resolver como formará o elenco. O goleiro Augusto Batalla e o centroavante Marcelo Larrondo (artilheiro do time no Chileno, com quatro gols) tiveram seus contratos de empréstimo finalizados e voltarão ao River Plate, da Argentina.

O destaque é Juan Leiva, 26 anos, um meia revelado pelo Deportes Concepción. Em 2019, ele marcou dois gols e deu uma assistência em 27 jogos.

O palco do jogo de volta é novo. O Estádio Municipal Nicolás Chahuán Nazar foi inaugurado em 2019, justamente no confronto com a Chape. Comporta 9,2 mil torcedores e tem grama sintética.

La Calera é uma cidade da província de Quillota, localizada na região de Valparaíso, distante cerca de 150 quilômetros de Santiago. Está ao nível do mar, portanto, não há altitude. Como não tem aeroporto, obrigará a delegação tricolor a percorrer um trecho por terra. O aeroporto mais próximo é o de Concon, próximo a Viña Del Mar, a 44 km de distância.

Via: Globo Esporte