Jornal Povo

Centros culturais são afetados por crise financeira do Rio e podem fechar as portas

Teatros, arenas, lonas e centros culturais espalhados, principalmente, pelas zonas Norte e Oeste do Rio, podem fechar suas portas por não terem mais condições de arcar, sozinhos, com a manutenção dos espaços. Devido à crise financeira que afeta o município, funcionários de centro culturais estão sem salários desde setembro.

Sem repasses há quatro meses, gestores culturais de 64 equipamentos municipais afirmam não ter recursos para suportar as dívidas que se acumulam.

A expectativa era de que a situação fosse regularizada em dezembro, mas os gestores foram surpreendidos pela suspensão dos pagamentos a todos os fornecedores do município e o cenário é o pior possível.

Isabela Souza, gestora da Arena Dicró, na Penha, na Zona Norte, diz que sem repasses desde setembro fica difícil fazer a manutenção do espaço e manter os funcionários.

A Prefeitura do Rio disse que essa decisão de suspender pagamentos e movimentações financeiras é temporária e pode ser revertida a qualquer momento. Mas não dá prazos e a incerteza quando ao pagamento para manutenção e pagamento de funcionários prossegue.

Via: G1