Jornal Povo

Odair celebra volta ao Fluminense, rebate rótulos e faz apelo a Allan e Caio Henrique: “Que fiquem”

Novo técnico para a temporada 2020, Odair Hellmann foi apresentado nesta quinta-feira pelo Fluminense, no CT Carlos Castilho. O treinador lembrou da passagem que teve como jogador, em 1999, quando o clube saiu da Série C do Brasileirão, para afirmar que espera outra temporada com final feliz mais de 20 anos depois.

– É um prazer estar aqui. Prazer imenso poder voltar a este clube, em que tive passagem como jogador, em um momento difícil que o clube atravessava. E vivemos final feliz. A primeira passagem aqui foi maravilhosa pessoalmente e profissionalmente. Voltar hoje é motivo de muito orgulho, satisfação e honra. Tenho certeza que faremos um bom trabalho para termos um mesmo final feliz – disse.

Ao lado do presidente Mário Bittencourt e do diretor Paulo Angioni, Odair aproveitou a entrevista coletiva para mandar um recado para Allan e Caio Henrique, que ainda negociam a renovação com o Fluminense. O treinador fez um apelo público a dois dos grandes destaques da equipe na temporada, e Mário aproveitou a deixa: “Estou falando com eles agora”, disse e apontou para o celular.

– Já aproveito o momento para mandar o recado: que fiquem com a gente e aceitem a proposta do presidente, dentro do esforço máximo, talvez até além do que o Fluminense possa. Sou testemunha disso, do esforço. Porque são jogadores importantes. Eles ficando, a gente parte de um estágio de entrosamento… Não ficando, teremos que buscar novos jogadores, acertar na contratação em um mercado em que não temos condições de fazer compras de valores muito altos – afirmou.

– Aproveito o canal para deixar o recado para eles. Para já fechar, não é, presidente? Quem sabe já tenha uma notícia para nós. Estamos fazendo todo o esforço para que isso aconteça, mas o Fluminense tem um limite. Conto muito com eles – completou.

Depois de um início de sucesso no Internacional, o treinador saiu com a torcida na bronca e “acusações” de retranqueiro. Odair disse que está vivendo uma nova história do Fluminense, mas rejeitou o rótulo imposto nos últimos momentos de Inter. Para ele, o time de 2019 não foi “reativo”.

– Essa é uma visão da qual eu não concordo muito, mas respeito. A equipe do Inter de 2018 era realmente de transição, mas era por causa das características dos atacantes, que era mais de força e velocidade. E fomos terceiro. A equipe de 2019 já fomos para outra ideia, com característica de jogadores também de construção. Fizemos apenas 3 gols de contra-ataque. Os outros todos foram de construção – analisou.

– Não gosto de rótulos. Agora tem esses rótulos de modelo de jogo, que esse é defensivo, esse é ofensivo. Dentro do que trabalhamos, gosto e tenho como ideia é uma equipe bastante equilibrada, defensiva e ofensivamente.

Odair chega para substituir Marcão, que comandou o Flu na reta final da última temporada. O antigo treinador, agora, será auxiliar na comissão técnica. O novo comandante lembrou com carinho de 1999, quando os dois foram companheiros de equipe.

– Marcão é meu amigo. Tivemos oportunidade de jogar juntos em 1999. Ele é ídolo da torcida. Estará junto conosco na comissão técnica. Ainda tem segurança que trabalha aqui desde a época que joguei. Então chego aqui e já tenho uma amizade, um conhecimento, isso facilita muito – falou.

Odair foi anunciado pelo Fluminense na última semana. O treinador assinou contrato de uma temporada junto do auxiliar técnico Mauricio Dulac. Ele chega após iniciar a carreira com um trabalho de quase dois anos no Internacional. Por lá, fez mais de 100 jogos e conseguiu 60% de aproveitamento.

“Não aos rótulos”

“Paizão, boleirão, estudioso, ofensivo, defensivo… Como gostamos no Brasil de buscar rótulos. Meu estilo é o seguinte, chamo as pessoas de “papito”, e esse apelido ficou. Eu vi um filme onde todo mundo tinha casa, tinha dinheiro, mas era todo mundo aborrecido. O único feliz era um cara que não tinha nada e chamava todo mundo de “papito”. Eu quero que os jogadores venham para o treino feliz. É isso que planejo aqui no Fluminense. Que esses jogadores venham todos os dias com prazer de treinar e se sintam importante. Eu tenho uma frase que é “mais vale um pedacinho da vitória do que o todo da derrota”.

Possível retorno de Fred

“Vou ser bem objetivo. Sobre jogador que pode vir, sobre especulação, qualquer manifestação pública minha muda nesse sentido. Então essas coisas. Tudo que for relacionado a contratação, conversamos internamente, para não criar uma expectativa externa”.

Planejamento 2020

“Planejamento estamos fazendo desde o primeiro momento que sentamos com o presidente e com o Paulo. Esse momento é de muitas especulações. Mas estamos conversando para chegar dia 8 com o grupo, não fechado, porque nunca se pode fechar, mas já ter uma ideia inicial. Diretoria está fazendo um esforço para manter jogadores que tiveram bom ano”.

Dificuldades financeiras

“Quanto a parte financeira, vou ser bem sincero. Poucos clubes não vivem uma parte financeira difícil. A maioria está. Quem está aqui sabe a dificuldade, trabalha com essa realidade. O presidente desde a primeira conversa comigo foi sincero nesse aspecto. Mas dinheiro não brota do nada. É preciso um trabalho de reorganização árduo e a situação em médio a longo prazo vai melhorar. Vamos encontrar soluções”

Ganso e Nenê jogarão juntos?

“Em relação a Ganso e Nenê, sou um cara que prezo muito pelo grupo. Mas qualquer análise minha nesse momento, é externa, de quem estava fora do contexto. A partir do momento que eu me apresentar, poderei analisar melhor Nenê e Ganso como todos os outros jogadores do Fluminense. Tenho certeza que todos os jogadores estarão com o pensamento único de Fluminense em primeiro lugar”.

Espaço para Xerém

“O Fluminense é uma escola de referência nas categorias de base. O presidente e o Paulo podem falar melhor sobre um projeto de alinhamento. Fizemos um trabalho no Inter para trazer garotos que estavam presentes para conhecer o melhor grupo. Eu não tenho problema com jogador de base, pelo contrário. Para mim, não importa idade. Se ele estiver apresentando bom futebol, terá oportunidades”.

Metas para 2020

“Passo a passo. Precisamos primeiro definir situações, definir grupo. Já começamos uma competição sete oito dias depois da apresentação. Precisamos buscar evolução e essa evolução vai indicar onde podemos chegar. Não podemos sonhar pequeno, claro, mas temos que construir esse sonho passo a passo”.

Via: Globo Esporte