Jornal Povo

Após problemas e críticas, gramado de São Januário passa por reforma

O gramado do Estádio de São Januário foi alvo de críticas dos próprios torcedores vascaínos nos últimos meses do Campeonato Brasileiro. A aparência da casa cruz-maltina incomodava, e realmente havia falhas consideráveis, embora a sequência de jogos não tenha sido tão castigante. Por isso mesmo, o terreno está sendo reformado e a expectativa é de que esteja pronto antes do início do Campeonato Carioca.

Sempre há cuidados específicos com a grama entre o fim de uma temporada e o início de outra. Desta vez, cerca de 500m² do terreno estão sendo trabalhados mais intrinsecamente. Na prática, a estrutura interior à superfície está sendo trocada, como explica o vice-presidente de obras e engenharia do clube, pedro Seixas.

  • É um trabalho de aeração e descompactação, que significa a substituição de argila por areia, para melhorar a condição da grama e de drenagem. É o trabalho que vem sendo feito. Além do replantio de 500m² de pontos críticos, menos de 10% do total – revelou ao LANCE!

A retirada da argila foi o primeiro passo, feito  no último fim de semana. Colocar a areia foi o segundo e, mais recentemente, já podia ser visto o último passo do tratamento do gramado.

– O gramado de São Januário é antigo, tem problemas. O ideal seria a substituição completa, mas como há o projeto de reforma e ampliação do estádio, não faz sentido trocar a grama toda para para ter este campo por um ano só. Então, com o apoio da CBF, quando a situação ficou mais crítica, foram feitas medições, o material foi levado para laboratório e programamos intervenções para o final deste ano para o gramado ter condição de uso em 2020. Tem todo um plano de manutenção do campo considerando problemas estruturais. A própria CBF entende – completou Seixas.

Via: Lance!