Jornal Povo

Após temporal, município do Rio retorna ao estado de mobilização

município do Rio de Janeiro retornou, às 20h30 desta segunda-feira, ao estado de mobilização. A cidade foi atingida por um forte temporal na tarde de hoje. De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, no total, 40 bolsões d’água e cinco quedas de árvores foram registrados.
Ainda de acordo com o COR, destas ocorrências, 37 bolsões e 2 quedas de árvore já resolvidas. A cidade estava em Estágio de Atenção desde às 14h35 desta segunda-feira.
Entre as ocorrências, houve interrupção no abastecimento de energia em trechos de ruas de São Cristóvão e da Ilha do Governador. O Aeroporto Santos Dumont precisou ser fechado para pousos e decolagens às 14h41, mas retomou as operações às 15h04. Já o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) operou com instrumentos.
Previsão para os próximos dias
Segundo o Alerta Rio, até terça-feira (24), com a passagem de uma frente fria e, na sequência, com o transporte de umidade do mar para o continente, continuarão existindo condições para chover de moderado a forte em qualquer horário, mas principalmente entre as tardes de segunda e terça-feira (um período inteiro de 24h).
É importante destacar que ainda está previsto um alto acumulado médio de chuva de 70mm, que pode cair até a tarde de terça-feira. Vale explicar que essa quantidade de chuva pode se distribuir ao longo deste período ou ocorrer em forma de pancadas, com um grande volume de chuva caindo em um curto período de tempo. Em ambos os casos, a previsão é de chuva moderada a forte dentro dessas 48h.
Entre quarta-feira (25) e sexta-feira (27), o tempo voltará a ficar estável, com predomínio de céu parcialmente nublado e sem chuva. As temperaturas voltarão a subir aos poucos.