Jornal Povo

Parque Radical de Deodoro não tem área de banho liberada no primeiro dia do verão

O primeiro dia de verão foi de frustração para quem procurou o Parque Radical de Deodoro, na Zona Oeste, complexo esportivo construído para os Jogos Olímpicos de 2016. Desde novembro do ano passado, segundo frequentadores, o local não abre mais para banho livre. Só utiliza o espaço quem está inscrito nas aulas de hidroginástica. A notícia estragou os planos da família de Rafaela Coelho da Silva, de 29 anos. Ela saiu de Guadalupe com a tia, a prima e os quatro filhos para comemorar o aniversário do primogênito no local.

— Vimos na internet que o parque estava aberto. Mas chegamos aqui e era outra coisa. Decidimos comemorar os 12 anos dele aqui. Gastamos R$ 20 de passagem — lamentou Rafaela, que mudou os planos e foi para o Piscinão com a família.

O mesmo não pôde fazer a maquiadora Débora Lilly, de 23 anos. Ela foi com os amigos ao parque, mas, após quase meia hora de caminhada, teve que voltar para casa.

— Achei estranho não ter ninguém entrando, mas só agora soube que está fechado. Queria vir aqui hoje, porque não tenho condições financeiras de ir à praia. Só no réveillon é que vou a Copacabana — acrescentou Débora.

O parque estava aberto apernas para quem pretendia praticar corrida, caminhada e ciclismo. O comércio do entorno também sentiu diferença com o fim do banho para o público.

— Sempre falam que vão reabrir, mas não abrem. Vendia salgados aqui na porta, mas parei porque não tinha ninguém para comprar. Alegam que não tem verbas. Um espaço grande desses e as crianças não podem utilizar — lamentou um comerciante da região que preferiu não se identificar.

A Prefeitura do Rio informou que o Parque Radical está pronto para abrir aos fins de semana e que vem funcionando de forma regular durante todo o ano. Disse também que a previsão é abrir o lago para a população dia 5 de janeiro, com o serviço de ambulância no local. A prefeitura ressaltou que o lago está limpo e cristalino, e que atividades como hidroginástica, aulas de mergulho, entre outras, acontecem regularmente, de terça a sábado.