Jornal Povo

Véspera de Natal tem ceias solidárias e visita de Papai Noel a hospitais do Rio

Na véspera do Natal (24), grupos de voluntários se organizaram para tornar a data mais especial com ceias solidárias e visitas de Papai Noel a pacientes de hospitais do Rio.

Cerca de 150 crianças ganharam presentes e aulas nesta terça-feira no Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A maioria delas são do Lixão de Gramacho.

A festa foi organizada pelo Instituto para o Desenvolvimento pelo Esporte (IDE), um centro educacional que oferece aulas de judô, jiu-jitsu e MMA e cursos profissionalizante e de alfabetização para adultos.

Para o aluno Marcos, de 50 anos, as aulas foram cruciais para ele aprender a ler e escrever. Ele trabalhou por anos no lixão.

“Eu desenterrei meus sonhos que eu já tinha enterrado. Agora eu voltei a sonhar alto. Já sei ler e agora vou fazer faculdade. Meu sonho [de Natal] eu já tive, que foi ter essa família que nos acolhe no IDE”, contou Marcos.

A cerca de 35 km da comemoração no Jardim Gramacho, uma ceia animou pessoas em situação de rua e moradores de Niterói, na Região Metropolitana, nesta manhã. Cerca de 100 voluntários se prepararam durante o ano para realizar a festa na Praça São João.

A comemoração contou com rabanada, frutas, bolo e pavê, feitos pelos integrantes do projeto Pão Vivo.

Um dos voluntários é o Fernando, que já esteve em situação de rua e, por conta do projeto, conseguiu sair das ruas.

“É o momento de compartilhar. Enquanto eu estive na rua, poucas pessoas compartilharam o pão. Eu conheço todos que estão aqui. Eu saí daqui do papelão e Deus usou esse projeto para me resgatar para ter uma nova realidade de vida”, revelou Fernando.

A ceia em Niterói acontece até as 15h.

Além das ceias, o espírito de Natal também chegou ao Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, na Zona Norte do Rio, e no Hospital Municipal Rocha Faria, em Campo Grande, na Zona Oeste.

O Papai Noel entregou, nesta terça-feira (24), presentes de doações para crianças internadas nas unidades médicas e houve uma apresentação da Orquestra e Coral do Conselho Regional de Enfermagem.

A ação, que buscou levar conforto e alegria aos pacientes e familiares, também levou uma pintura especial aos hospitais.

Via: G1