Jornal Povo

Moradores de Belford Roxo sofrem com coleta de lixo irregular; prefeitura diz que vai normalizar

O lixo tomou conta das ruas de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Há pelo menos uma semana, o serviço de coleta está irregular. Até nas principais vias da cidade o serviço deixou a desejar. Na Avenida Retiro da Imprensa, uma das principais, a calçada foi tomada por sacos e detritos, e o jeito é disputar espaço com os veículos na rua.

— Está assim desde bem antes do Natal. Havia uns galões aqui na rua, mas pegaram e, quando eles não recolhem o lixo, fica tudo espalhado — reclamou o soldador Márcio Alexandre Gonçalves, de 47 anos, morador do bairro Piam.

No acesso a ruas mais estreitas, não há veículos menores — as chamadas burrinhas — para fazerem a coleta. A aposentada Maria da Silva Volotre, de 80 anos, mora na Rua São João, na entrada da comunidade do Castelar, e disse que o recolhimento do lixo foi suspenso lá há muito mais tempo:

— Tem uns quatro anos que os carrinhos não entram nas ruas menores. As pessoas jogam o lixo todo na principal. Como não passaram esses dias, ficou assim.

O problema se repete no bairro São Leopoldo. A sujeira é deixada na via principal, a Avenida Joaquim da Costa Lima, mas não tem sido recolhida com frequência.

— Alguns caminhões que tiravam o lixo saíram das ruas por falta de pagamento. Às vezes, eles não passam. Ou quando passam, não param e seguem — relatou o mecânico Francinaldo do Nascimento Pereira, de 53 anos.

A empresa Líbano Serviços de Limpeza Urbana e Construção Civil Ltda. foi contratada pela Prefeitura de Belford Roxo para realizar os serviços de coleta de resíduos sólidos domiciliares, públicos, de construção civil, verdes e volumosos, além da coleta e tratamento de resíduos de serviços de saúde. O contrato com dispensa de licitação foi firmado em março, por seis meses, no valor de R$ 13.771.703,10. Em setembro, o contrato foi renovado, mas a prefeitura está em atraso com a empresa. Também há lixo acumulado nos bairros Prata, Bom Pastor, Vila Maia, Imbuí.

A prefeitura informou que o pagamento da fatura do mês de novembro já foi efetuado e que a fatura de dezembro será quitada após o término do mês. A Secretaria municipal de Serviços Públicos disse ainda que, devido aos festejos de Natal, o acúmulo de lixo aumentou 60%, ocasionando demora no recolhimento em alguns bairros da rota. Mas garantiu que uma força-tarefa foi montada para solucionar o problema.

Quanto às chamadas burrinhas, a prefeitura respondeu que elas não fazem mais parte do maquinário de recolhimento de lixo no município porque o serviço é feito em todos locais com eficiência. O órgão acrescentou que os bairros Centro e Prata já estão limpos e que nas localidades consideradas áreas de risco, como Bom Pastor e Rua Imbuí, por exemplo, a coleta é regular, excetuando-se os dias em que há operações policiais.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.