Jornal Povo

Hospitais do Rio terão reforço de 125 leitos no período de Ano-Novo

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (27) a liberação, durante o período de réveillon, de 80 leitos em hospitais federais para ajudar o sistema municipal do Rio de Janeiro, que atualmente passa por uma crise de atendimento e falta de insumos.

Serão disponibilizados ainda 45 leitos estaduais, conforme anúncio feito pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante reunião com representantes da área da saúde do município e do estado e parlamentares federais fluminenses, na representação do ministério, no centro do Rio.

O representante do pasta no Rio, Marcelo Lamberti, explicou que a ajuda é pontual, somente para o período das festas de fim de ano, quando o Rio recebe milhares de turistas, o que acaba sobrecarregando o sistema público de saúde.

“Nós fizemos a liberação de leitos, junto à central de regulação, dos seis hospitais federais, para que estejam em unidades pré-hospitalares ou hospitais que estejam com uma lotação maior e necessitem de leitos de retaguarda. Pactuamos 80 internações. Foi pactuado desde o dia 21 até depois do réveillon e no período de carnaval”, disse Lamberti.

Participaram da reunião os deputados Jandira Feghali (PCdoB), Chico D´Angelo (PDT), Benedita da Silva (PT) e Pedro Paulo (DEM).

Mandetta já havia anunciado a antecipação da transferência da segunda parcela de R$ 76 milhões da ajuda emergencial para o setor de saúde do município do Rio de Janeiro. Os recursos, que seriam transferidos apenas em janeiro, foram liberados antes do fim do ano.

No dia 9 de janeiro, haverá nova reunião para tratar do assunto.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.