Jornal Povo

Avenida Paulo de Frontin terá bloqueios para obras a partir de 4 de janeiro

A Avenida Paulo de Frontin, no Rio Comprido, terá uma série de bloqueios a partir do dia 4 de janeiro para as obras do coletor tronco da Cidade Nova. As intervenções serão feitas em três etapas pela Secretaria estadual do Ambiente. O objetivo é reduzir a poluição da Baía de Guanabara, com o aumento da coleta e do tratamento de esgoto da cidade. A duas primeiras etapas serão no sentido Rebouças; e a fase final será no sentido Centro/Francisco Bicalho. A previsão para o término dos bloqueios é de meados de fevereiro.

Para organizar o trânsito, a CET-Rio montou um esquema especial nas vias do entorno da obra, com 60 agentes por dia, entre controladores e apoiadores de tráfego e guardas municipais. Técnicos vão monitorar a área afetada pela obra por 42 câmeras no Centro de Operações Rio (COR). Se necessário, serão feitos ajustes na programação dos semáforos para melhorar o fluxo dos veículos.

A obra está sendo feita no período de férias escolares, quando ocorre historicamente uma redução de 19% do volume de tráfego na cidade. A prefeitura recomenda que a população utilize transporte público no período (trem, metrô e ônibus); e que motoristas que precisem passar pela região busquem rotas alternativas para seus trajetos.

Terá início em às 13h do dia 4, com previsão de conclusão em 20 dias. A interdição da Avenida Paulo de Frontin será no sentido Túnel Rebouças, entre a Rua Santa Amélia e a Rua João Paulo I.

A segunda etapa de bloqueios também tem previsão de 20 diasVai começar assim que a primeira fase for concluída e também tem previsão de 20 dias. Nesse período, o bloqueio da Avenida Paulo de Frontin, sentido Túnel Rebouças, será entre a Rua João Paulo I e Rua Haddock Lobo.

Durante as obras, os veículos vindos das avenidas Francisco Bicalho, Presidente Vargas e Radial Oeste que querem seguir pela Avenida Paulo de Frontin, sentido Rebouças, devem acessar a Rua Santa Amélia, seguir pela Rua do Matoso até a Rua Haddock Lobo e retornar à Avenida Paulo de Frontin.

Será proibido o estacionamento em toda a extensão da Rua Santa Amélia.

Os veículos que vêm da Cidade Nova com destino ao Jardim Botânico e Lagoa deverão seguir pela Rua Benedito Hipólito, Rua de Santana, Avenida Presidente Vargas e acessar o Elevado Engenheiro Freyssinet (Elevado Paulo de Frontin). Os que seguirão para o Rio Comprido também poderão usar a Rua Dr. Lagden, Rua Itapiru, Rua Azevedo Lima e Rua Campos da Paz.

Serão utilizados dez painéis de mensagens variáveis, 20 placas e galhardetes e nove faixas que informarão sobre a interdição na Avenida Paulo de Frontin, condições de trânsito e as rotas de desvio.

Via: Jornal Extra