Jornal Povo

Réveillon em Copacabana: restam apenas 15% dos bilhetes de metrô

Oitenta e cinco por cento dos 158 mil bilhetes de metrô para o réveillon foram vendidos até as 9h desta segunda-feira, segundo o MetrôRio. Os passageiros ainda podem comprar os cartões das faixas das 19h (ida e volta), 23h (somente ida e também ida e volta) e o de somente volta, entre meia-noite e 5h. A bilheteria na estação Carioca, que fica em frente à academia SmartFit, funcionará até as 21h desta segunda-feira. Cada cliente pode comprar até dez cartões. O pagamento é apenas em dinheiro.

A venda será até o fim do estoque ou até o início da operação especial, às 19h do dia 31. O MetrôRio orienta que a compra seja antecipada. Ano passado, os cartões acabaram no dia 30. O cartão de ida e volta sai por R$ 9,20. Já os cartões somente de ida ou de volta custarão R$ 4,60, o mesmo valor da tarifa do MetrôRio.

Operação réveillon

O metrô será o único transporte para chegar a Copacabana após as 22h. As interdições começarão às 19h do dia 31 e vão até 7h da quarta-feira. Nesse período, não serão aceitos os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio, nem os cartões da RioCard e o pagamento por aproximação (NFC) – exceto nas estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, onde esses meios serão aceitos até as 23h59m da terça-feira, 31/12.

Os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio e os cartões da RioCard voltam a valer, em todas as estações, a partir das 7h do dia 1º, quando o metrô inicia o funcionamento no horário de feriado.

Na operação especial de réveillon (entre 19h do dia 31 às 7h do dia 1º, os trens da Linha 2 vão circular da Pavuna a General Osório. As linhas 1 e 4 manterão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico. A estação Cardeal Arcoverde ficará aberta apenas para desembarque das 19h às 23h59 de 31/12.

Entre 0h e 7h do dia 1º, o embarque de passageiros será realizado apenas pelas estações Jardim Oceânico, General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, exclusivamente com o cartão especial de réveillon. As demais estações do sistema ficarão abertas apenas desembarque.

As bilheterias e máquinas de autoatendimento das estações voltam a funcionar às 5h do dia 1º.

As estações Cidade Nova, Praça Onze, Presidente Vargas, Uruguaiana e Catete ficarão fechadas a partir das 7h do dia 1º e serão reabertas somente às 5h da quarta-feira.

Metrô na superfície

No dia 31, as últimas partidas do Metrô na superfície das estações Botafogo, Gávea e Antero de Quental serão às 18h. No dia 1º, a operação será em esquema de feriado, das 7h às 23h.

Gratuidades

Pessoas com necessidades especiais, menores de seis anos acompanhados de um adulto portador de cartão válido e maiores de 65 anos deverão apresentar um documento oficial de identificação para embarcar nas estações durante a operação de réveillon. Com o documento, os agentes de segurança vão liberar a entrada no sistema. Clientes com mobilidade reduzida deverão dar preferência à estação Siqueira Campos na ida e na volta.

Dúvidas

Quem tiver qualquer dúvida pode procurar as redes sociais do MetrôRio, o SAC (0800 595 1111) ou se informar em uma das 41 estações do sistema.