Jornal Povo

Réveillon 2020: começam as interdições em Copacabana para a virada do ano

Começou às 6h da manhã de hoje o esquema de trânsito em Copacabana para a virada do ano. A operação tem proibições de estacionamento, inclusive em baias da Avenida Atlântica, da Rua Teixeira de Melo e da Praça General Osório — e se estenderá até 21h do dia 2 de janeiro. As pistas junto à orla da Av. Atlântica (incluindo o trecho do Leme) e das avenidas Delfim Moreira e Vieira Souto ficam interditadas para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados. Os acessos a Copacabana serão liberados para todos os veículos, permanecendo a interdição da Av. Atlântica, em ambas as pistas, a partir das 5h do dia 1º , com previsão de liberação total dessas pistas no fim da tarde, às 18h de amanhã.

Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para depósitos públicos municipais. Pelo plano da prefeitura, já a partir de 19h30m do dia 31, apenas ônibus de linhas regulares e táxis poderão entrar em Copacabana.

Diferentemente do réveillon passado, como não foi implantado o horário de verão este ano, a pista junto à orla da Avenida Atlântica será liberada uma hora mais cedo: às 18h do dia 1º de janeiro. Ela será fechada às 7h do dia 31. Já o bloqueio total da Atlântica será às 17h, duas horas mais tarde do que aconteceu no ano passado. Das 7h às 17h do dia 31 e das 10h às 18h do dia 1º, a pista junto às edificações terá a mão invertida, do Posto 6 para o Leme, como ocorre aos domingos e feriados.

Esquema inclui 700 agentes

Na operação réveillon — que, além de Copacabana, inclui Aterro, Flamengo, Botafogo, Ipanema, Leblon e Lagoa — serão empregados 700 agentes, entre guardas municipais e controladores da CET-Rio, 45 viaturas, 40 motocicletas e dez reboques. Serão utilizados ainda 31 painéis de mensagens variáveis.

Na orla de Ipanema e Leblon, como acontece nas áreas de lazer de domingos e feriados, as interdições serão das 7h do dia 31 às 18h do dia 1º de janeiro. Para facilitar a circulação, a partir das 19h30m do dia 31 e até 5h de 1° de janeiro, a pista junto aos prédios da Avenida Delfim Moreira terá a mão invertida. A pista da Avenida Vieira Souto próxima às edificações funcionará como reversível de 19h30m às 21h59m, entre o Jardim de Alah e a Rua Teixeira de Melo, a fim de que os ônibus regulares cheguem ao terminal que será montado no local, sendo interditada às 22h.

O Aterro ficará fechado das 19h30m do dia 31 até 18h do dia 1º de janeiro. A Avenida Nações Unidas (Enseada de Botafogo) ficará bloqueada para o tráfego em geral entre 19h30m do dia 31 e 5h de 1º de janeiro. Mas ônibus de linhas regulares e táxi terão acesso até 22h do dia 31. Após 22h, o acesso será permitido exclusivamente para ônibus de linhas regulares que utilizarão o terminal que será montado no local.