Jornal Povo

STF libera show de cantora gospel no réveillon de Copacabana

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, liberou nesta segunda-feira a realização de um show gospel na festa de réveillon do Rio. A participação da cantora Anayle Sullivan na programação da virada em Copacabana havia sido barrada pela Justiça do Rio, após pedido da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, sob a argumentação de que o evento feria o princípio da laicidade do Estado.

A decisão original, em caráter liminar, havia sido mantida pela segunda instância, e a Prefeitura do Rio recorreu ao Supremo. Na decisão, Toffoli citou como exemplo o fato de ter impedido a apreensão de livros com a temática LGBT na Bienal e afirmou que a exclusão do show gospel seria uma forma de discriminação.

“Foram contratados para se apresentarem no evento diversos profissionais, de variadas expressões artísticas e culturais apreciadas no país, não se admitindo que a categorização em determinado estilo musical seja usado como fator de discriminação para fins de exclusão de participação em espetáculo que se pretende plural”, escreveu o presidente da Corte.

No recurso, a prefeitura do Rio argumentou que o show já estava contratado e que a divulgação já havia sido feita. A peça ressalta também que há no réveillon “diferentes tipos de manifestações culturais, inclusive com músicos que usam temas próprios de outros credos”.

“ O estilo de música denominado gospel também decorre de matriz religiosa, no entanto suplanta o conceito de mera música de ritual litúrgico, sendo gênero reconhecido do ponto de vista artístico, social e popular como manifestação cultural”, argumentou a Prefeitura do Rio.

A cantora Analye Sullivan vai abrir a programação do palco principal de Copacabana, às 19h.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.