Jornal Povo

Agentes da Seop realizam ação especial em Rio das Pedras e Jacarepaguá

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), por meio da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC), realizou, na manhã desta terça-feira(07), uma ação especial de fiscalização de vans e Kombis na região de Rio das Pedras e Jacarepaguá. Ao todo, as equipes aplicaram 102 autuações e três vans foram removidas. As ações da coordenadoria têm o objetivo de oferecer mais segurança na mobilidade dos usuários do transporte complementar, fiscalizar os serviços prestados e reprimir o transporte ilegal realizado por vans piratas.  

Ontem, equipes também estiveram nas ruas de Campo Grande e Santa Cruz. A CETC removeu 14 vans por irregularidades e duas piratas. Ao todo, foram aplicadas 50 autuações. Além desses bairros, os agentes realizam ações em outras regiões por meio de planejamento elaborado com base em informações via 1746 e do setor de inteligência.

Durante as abordagens, os agentes da coordenadoria verificam a validade da documentação, o selo de vistoria, a situação do condutor, a presença de equipamentos obrigatórios, os itens de segurança, estado de conservação dos utilitários, dentre outros aspectos.Eles também orientam os permissionários quanto à conduta na prestação do serviço de acordo com o código disciplinar que rege a categoria e Código de Trânsito Brasileiro(CTB).


 A CETC destaca a importância da população no registro de denúncias, que são anônimas, e podem ser realizadas por meio da central 1746 em posse da placa, data, horário e local com o objetivo de auxiliar no planejamento das operações.