Jornal Povo

Cedae pode ser multada por não ter adotado medidas para reduzir efeitos da geosmina, diz Procon

A pedido do governador Wilson Witzel, o Procon-RJ vai abrir uma investigação para analisar a qualidade da água. A autarquia lembrou que, dependendo do que for apurado, a Cedae pode ser multada por demorar a identificar a presença da geosmina na água, não ter alertado à população nem ter adotado medidas mitigadoras para efeitos da substância química no organismo. O valor de uma eventual multa ainda será calculada, levando em conta o faturamento da companhia.

O Procon também orienta à população que guarde notas fiscais da água mineral comprada para substituir a água de má qualidade. Com as notas e outros documentos anexados — laudos médicos, fotos da água turva e solicitações à Cedae — podem ingressar com reclamação pedindo ressarcimento.

O presidente do Procon Estadual do Rio de Janeiro, Cássio Coelho, instaurou um Ato de Investigação Preliminar contra a CEDAE para saber sobre possíveis problemas na qualidade da água fornecida. A empresa terá 10 dias, segundo o Procon, a contar do recebimento da notificação, para esclarecer diversos questionamentos.

A equipe de fiscalização estava nesta quarta-feira buscando informações em alguns bairros e nesta quinta-feira irá para outras regiões citadas pelos consumidores. Cássio Coelho informou que diante de uma situação de vulnerabilidade do consumidor, o Procon tomará as providências cabíveis.

Via: Jornal Extra