Jornal Povo

Amor pelo futebol: uma inspiradora história

Formado em educação física, pós graduado em fisiologia e futebol, Fábio Lefundes viu sua carreira de preparador físico deslanchar e tem certeza que empenho e dedicação caminham lado a lado para realização de um sonho.
Desde que entrou na faculdade, sempre teve o sonho de trabalhar com futebol. Não tinha noção da proporção que tomaria sua vida no esporte, mas se preparou para o que estivesse em seu destino.
Conheça a carreira de Fábio Lefundes, o brasileiro que ganhou prestígio no mundo asiático
Lefundes atuou como estagiário na equipe profissional do Bangu A.C. por um ano. Em seguida, teve a oportunidade de assumir a preparação física da equipe juvenil, onde permaneceu por seis meses.
Após esse período, ficou à frente, através do convite de um amigo, do futebol feminino do Fluminense F.C., onde atuou como preparador, treinador e coordenador.
“Foi uma época muito boa onde pudemos fazer a iniciação e a renovação do futebol feminino”, contou.
Sempre em busca de novos desafios, também passou pelo Olaria, Macaé, Portuguesa, Americano e Madureira.
No Madureira, inclusive, realizou um trabalho de excelência ao lado do técnico Alfredo Sampaio, onde viu sua vida tomar um rumo inesperado com a oportunidade de sair do Brasil.
Catar
Em meados de 2007, Fábio chegou ao Catar. Durante um ano permaneceu com sua equipe no Al Mesaimeer SC.
Foi um período de aprendizado e muitas novidades na carreira de Fábio. Após retornar ao Brasil, recebeu um convite de Elias Duba, presidente do Madureira. Na ocasião, coordenou um projeto de treinamento de força nas categorias de base por cinco meses e, logo após, participou da pré-temporada do time profissional.
No fim de 2008, Fábio não exitou e partiu para sua segunda experiência fora do país.
Arábia Saudita
No dia 31 de dezembro do mesmo ano, embarcou rumo à Arábia Saudita.
Luiz Antônio Zaluar é o treinador responsável por levar Lefundes para o Catar e Arábia Saudita.
No Al Raed FC a tarefa não foi fácil. O time estava na última colocação do campeonato e ele tinha a missão de salvar o clube do rebaixamento.
“Foi uma tarefa árdua pois, estávamos cinco pontos atrás do penúltimo colocado e oito pontos fora da zona de rebaixamento. Com muito trabalho e dedicação alcançamos nosso maior objetivo e livramos o time de ser rabaixado”, disse.
Missão dada é missão cumprida. Fábio teve seu contrato renovado e se manteve na equipe por mais um ano e meio.
Sonho como recompensa
Fábio viu sua carreira decolando, mas a saudade de casa foi um grande obstáculo que ele enfrentou durante os três anos que ficou longe de sua esposa e sua filha.
“Não foi um período fácil, mas era minha chance de me abrir no mercado e realizar meus sonhos. A saudade era grande”, afirmou.
Durante sua permanência na Arábia Saudita, conheceu o brasileiro Felipe Campos que não estava tão bem fisicamente e quase foi dispensado do clube.
Segundo Fábio, a comissão não tinha muito tempo hábil para esperá-lo entrar em forma e garantiu que colocaria o jogador em alto nível novamente.
Um excelente trabalho foi feito e Felipe brilhou na temporada e, em 9 partidas, fez 6 gols. A relação entre a dupla foi crescendo, ganhando força e solidificando.
Durante alguns encontros, conheceu o empresário de Felipe, que admira seu trabalho de preparação física. A resenha entre eles não poderia ser melhor e, novamente, Lefundes viu sua carreira se transformando.
Coréia do Sul
Em 2011, Fábio foi chamado para o Jeonbuk Hyundai Motors, da Coréia do Sul, e já chegou fazendo história no clube como primeiro membro estrangeiro da comissão técnica, em 17 anos de existência do clube.
Sua influência no aspecto físico da equipe resultou em serem coroados como campeão da K-League de 2011 e vice-campeão da AFC Champions League de 2011 .
Seu empenho mais uma vez foi motivo de renovação de contrato. Durante seus sete anos em Jeonbuk Hyundai, Lefundes venceu quatro K-League Classics (2011, 2014, 2015 e 2017) e uma Liga dos Campeões da Ásia (2016). Foi vice-campeão em dois Clássicos da K-League (2012 e 2016) e em uma Liga dos Campeões da Ásia (2011).
Frutos da dedicação
Aprofundar seus conhecimentos, investir nos estudos e realizar a transição de preparador físico para treinador levou cerca de quatro anos e foi uma das melhores decisões tomadas por ele.
Hoje, atua no Shandong Luneng Taishan FC, da China.
Em seu primeiro ano conquistou a medalha de bronze na Liga, com gostinho de ouro, tendo em vista os padrões de investimento da equipe. Além do vice campeonato na Copa.
Atualmente, a equipe está novamente na final da Copa e tem tudo para obter bons resultados nas próximas competições.
Fábio é um apaixonado por futebol, por novos desafios e serve de inspiração para aqueles que sonham em se tornar referências no mundo do futebol.
“Eu fico feliz em saber que inspiro pessoas através de anos e anos de transpiração constante”, finalizou.