Jornal Povo

Estacionamento no Rio funciona onde seria construído Centro de Imagem prometido por Crivella

A Prefeitura prometeu, no ano passado, a construção do Centro de Imagem Santa Cruz para diminuir a espera dos pacientes. Entretanto, no local funciona um estacionamento particular — e não há obras.

O centro seria construído em abril de 2020. A pedra fundamental foi lançada pelo prefeito Marcelo Crivella numa área ao lado do Hospital Pedro II.

“A zona Oeste dignifica com uma obra tão bonita quanto essa que hoje estamos dando o pontapé inicial, colocando a pedra fundamental”, disse à época.

Entretanto, não há nenhum sinal de obras no local, onde funciona um estacionamento particular e mora uma família há mais de 70 anos.

“O que nós queremos é a propriedade da terra porque nós já estamos na terceira geração (morando ali)”, reivindica Átila Abrantes.

A Procuradoria Geral do Município diz que o local foi desapropriado em 1978 e, desde 1993, pertenceria a Prefeitura. Na Justiça, a família Abrantes pede a anulação da decisão judicial.

Mesmo com o imóvel em nome da Prefeitura, o IPTU continua chegando para a família Abrantes — que paga os boletos em dia.

Em 12 de outubro passado, agentes da Prefeitura destruíram o restaurante da família no terreno com retroescavadeiras.

“Tinha alvará, tudo direitinho. Eles vieram, destruíram o restaurante todo, quebraram tudo. O restaurante era o sustento da família. O que mantinha todos nós”, lamenta Vladimir Abrantes.

O restaurante foi retirado, mas nunca mais a Prefeitura voltou ao local. A obra anunciada continua parada.

Em nota, a Prefeitura diz que está terminando o projeto de construção com base nos equipamentos que vão ser usados.

A Prefeitura também informou que a obra, que deveria ficar pronta em três meses, deve começar somente neste semestre.

A PGM diz que no o MP deu parecer favorável ao município no processo, mas que ainda não há uma decisão definitiva.

Já a Secretaria de Fazenda diz que a cobrança do IPTU é feita porque a Prefeitura não tem o título definitivo da propriedade.

Além disso, afirma que interditou o restaurante porque o alvará foi concedido por autodeclaração.

Via: G1