Jornal Povo

Criança é resgatada durante enchente em São Gonçalo; parte de ponte desaba em Itaboraí

A segunda-feira foi marcada por fortes chuvas e bairros alagados em São Gonçalo, assim como no Rio de Janeiro e em Niterói. No bairro Jardim Catarina, famílias foram resgatadas com ajuda de barcos e botes após a água deixar a maioria das casas submersas. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, uma criança é erguida por um homem enquanto é retirada de uma localidade completamente cheia d’água.

Em outra imagem, uma família inteira é resgatada com a ajuda de uma corda para retirar todos de uma moradia, também afetada pelo temporal que atingiu o município desde a madrugada de segunda-feira.

Pelas redes sociais, moradores desabafam sobre os problemas com a chuva.

“No condomínio em Trindade, que fica à beira do Rio Alcântara, também tem casas embaixo d’água. Os bombeiros também estão aqui para resgatar os moradores. Só que o rio está com correnteza muito forte, e o barco a remo não está dando conta. As casas ficam às margens do rio e fica difícil para os moradores. Além da obra de um condomínio da Tenda que está dificultando o escoamento da água e com isso prejudicando mais ainda os moradores”, escreveu a moradora Patrícia Carvalho.

Em Itaboraí, a situação é semelhante. Parte da ponte sobre o Rio Cabuçu, perto da Rodovia Niterói – Manilha, desabou na manhã desta segunda-feira. A Defesa Civil interditou o local para evitar acidentes. Ainda não há informações se pessoas se feriram e se haviam carros no momento em que ela se rompeu.

Assim como em São Gonçalo, bairros na cidade também estão alagados desde à noite de domingo, quando a forte chuva tomou conta da cidade e só parou na manhã desta segunda-feira. No bairro Vale do Sol, um o comerciante José Carlos Pereira, de 53 anos, disponibilizou uma pequena embarcação para ajudar no resgate de famílias e até animais de estimação que ficaram ilhados nas casas.

O seu filho foi o condutor do barco, que começou a operar por volta das 11h e até às 16h ainda retirava moradores que estavam em casas alagadas. Famílias perderam muitas coisas por causa da enchente.

– Choveu de forma intensa desde ontem à noite, sem parar. Até agora, ninguém dos Bombeiros ou da Defesa Civil veio aqui ajudar. Quem está tirando o pessoal de barco é o meu filho, ajudando a salvar essas famílias. A água invadiu tudo, muita gente perdeu bastante coisa – disse Zé Carlos, que reside no bairro há 14 anos.

Maricá foi outra cidade atingida pelas chuvas, com grandes pontos de alagamentos. De acordo com os parâmetros do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual no Norte Fluminense (UENF), a partir de 50 mm é considerada chuva de intensidade muito forte. Em Maricá, choveu quase quatro vezes além dessa medida. Por isso, a cidade segue em alerta.

Segundo a prefeitura, nenhum incidente grave foi registrado. Desde a madrugada, dezenas de pessoas trabalham em todas as regiões para minimizar os impactos causados por essas chuvas. As famílias afetadas estão recebendo apoio dos órgãos responsáveis.

Via: G1