Jornal Povo

Milicianos desmatam áreas de proteção ambiental na Zona Oeste do Rio

Para construírem mais imóveis e condomínios, milicianos continuam a desmatar grandes áreas de preservação ambiental em Campo Grande e Vargem Grande, próximas ao Parque Estadual da Pedra Branca.

Na Rua Fernão de Magalhães, em Campo Grande, já é possível ver, do alto, a construção de um condomínio, já com vias internas e guarita – a Prefeitura do Rio deveria embargar as obras.

Os terrenos, de 180 metros quadrados, são vendidos pela internet por R$ 79 mil.

Em uma placa próxima, uma placa anuncia a venda dos lotes e informa que os vendedores aceitam carro como parte do pagamento e que fazem financiamento direto com o proprietário.

Sem saber que era gravado, um dos vendedores disse, por telefone, que as obras já estavam adiantadas. Ele pede 50% do valor do imóvel de entrada – o restante pode ser parcelado em até 30 vezes.

Na ligação, ele diz que a construção estará documentada no Registro Geral de Imóveis da área total. No entanto, ele disse, não haverá escritura.

Também do alto, é possível ver várias ruas já abertas em Vargem Grande em áreas desmatadas – todas levam às partes mais elevadas do Maciço da Pedra Branca. Na região mais baixa, há condomínios já habitados.

Na semana passada, o RJ1 mostrou construções feitas por milicianos no Recreio dos Bandeirantes e na Muzema.

Sobre a construção na Rua Fernão de Magalhães, a Prefeitura do Rio informou que o proprietário do terreno entrou com um pedido para lotear a área – a requisição foi negada por não atender a legislação.

O município também garantiu ter feito uma fiscalização no local em maio de 2019 – na época, alegou a prefeitura, não havia nenhuma construção. Baseada na denúncia feita pelo RJ1, vai voltar ao local para embargar as obras.

Sobre as construções em Vargem Grande, a situação ainda está em apuração, informou a prefeitura.

Via: G1

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.