Jornal Povo

Pacientes mesquitenses passam por cirurgia de catarata nesta segunda-feira

Aconteceram nesta segunda-feira, dia 13 de janeiro, as 12 primeiras cirurgias de catarata promovidas em parceria entre a Prefeitura de Mesquita e Centro de Referência em Oftalmologia (CEROF), em Juscelino, através do Cisbaf. Pelo menos 60 pessoas já foram encaminhadas para o procedimento. E metade delas será submetida à cirurgia até quarta-feira, dia 15. O convênio foi firmado em dezembro do ano passado com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense, via Programa Marque Fácil, com a tratativa de o CEROF atender a 30 cirurgias de cataratas por mês. Porém, de acordo com o diretor técnico da secretaria de Saúde de Mesquita, Bruno Felgueira Salgado, essa quantidade pode aumentar.

– A intenção é conseguir atender o número máximo possível de pacientes. Todos eles passam por consultas e exames pré-operatórios, antes de serem submetidos ao procedimento. Nesses primeiros meses, estudaremos essa relação entre a demanda e a quantidade de cirurgias a serem realizadas – explica Bruno.

Moradora do Banco de Areia, Maria Helena dos Santos, de 62 anos, foi uma das primeiras pessoas a passar pela cirurgia no primeiro dia. Segundo ela, essa é a resolução de um problema que começou há mais de 20 anos.

– Sempre apresentei problemas na vista, procurei médicos de outros municípios e até particulares, mas sempre me falavam que minha questão não era de cirurgia. Só na rede municipal de Mesquita é que fizeram esse diagnóstico. Agora, com a cirurgia, espero poder voltar a enxergar direito – torce ela. Maria Helena chegou à clínica às 8h10 e menos de três horas depois já estava pronta para ir embora.

– Foi muito rápido. Não imaginava que seria assim – confessa.

Para Isabel Santana, de 63 anos, a espera foi menor, mas não menos sofrida. Há quase um ano a moradora de Rocha Sobrinho sabia que precisava da cirurgia de catarata. Chegou a procurar por atendimento fora da rede municipal, mas foi em vão.

– As pessoas ficavam me dizendo eu não adiantava procurar a prefeitura, porque não iam resolver. Tentei, então, em outro município, mas não aconteceu nada – conta.

Há cinco meses, porém, Isabel decidiu procurar uma unidade de saúde de Mesquita. Escolheu a ESF Maria Cristina, de onde foi encaminhada para a consulta com um oftalmologista na policlínica municipal, em Santa Terezinha.

– Há três meses começou esse contato com o oftalmologista. Fui boba, porque me deixava levar pelas pessoas dizendo eu não adiantava procurar a prefeitura. No final, só perdi tempo longe. Em Mesquita mesmo resolvi essa questão – diz, visivelmente agradecida. Depois de encaminhada para a consulta com o especialista e atestada a necessidade da cirurgia, Isabel marcou o procedimento no Polo de Regulação de Mesquita.