Jornal Povo

Provas para sargento da Aeronáutica vão selecionar 156 candidatos

Quem quiser se tornar sargento da Aeronáutica pode participar do novo concurso público que vai selecionar 156 candidatos para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica do Brasil do ano de 2021 (EA EAGS 2021). As inscrições terão início no dia 13 de janeiro e seguem até 12 de fevereiro, podendo ser feitas no site. O valor da taxa de inscrição ainda não foi definida.

Para participar do concurso, o candidato não deve ter menos de 17 anos e não deve completar 25 anos até o dia 31 de dezembro de 2021, ano da matrícula. Há ainda a exigência de ensino médio e de curso técnico na especialidade a que concorre. As vagas são para as especialidades de eletrônica (26), administração (40), enfermagem (42), eletricidade (10), informática (16), laboratório (5), obras (6), pavimentação (3), radiologia (5) e topografia (3). Do total de vagas abertas, 20% ficam reservadas para os candidatos negros.

O curso será realizado em 2021, na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) de Guaratinguetá, em São Paulo, com duração de um ano e destinado a homens e mulheres. O estagiário ficará sujeito ao regime escolar da instituição e terá alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária. Após a conclusão do curso com aproveitamento e aprovação, o aluno é declarado Terceiro-Sargento, e terá salário base de R$ 3.825, segundo a tabela aprovada para 2020.

A seleção dos candidatos terá sete etapas: provas escritas de língua portuguesa e conhecimentos especializados; inspeção de saúde; exame de aptidão psicológica; teste de avaliação do condicionamento físico; prova prática da especialidade; procedimento de heteroidentificação complementar; e validação documental. As provas serão realizadas nas cidades de Belém (PA), Recife (PE), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Santa Maria (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR), com data ainda não informada.

Via: O Liberal