Jornal Povo

Com má qualidade da água, consumo de galões aumenta 50% no Rio

Uma semana após moradores de diversos bairros da cidade denunciarem a má qualidade da água que está chegando às torneiras, as garrafas de água mineral viraram artigo de luxo nas prateleiras dos supermercados.

Na Tijuca, na Zona Norte, a advogada Vera Barros peregrinou em busca de água nos supermercados do bairro. Mas a procura foi em vão. “Não tinha em mercado nenhum daqui da região da Rua Uruguai. Só tem água com gás. E, mesmo assim, passou de R$ 2,49 pra R$ 4”, reclamou.

O mesmo aconteceu com o jornalista Igor Cardoso, que também reside na Tijuca. Não encontrou água mineral disponível em nenhum dos dois supermercados que procurou. No Centro, a auxiliar de escritório Tânia Maria, de 57 anos, só encontrou água com gás. “A água da torneira continua saindo com gosto péssimo. Daí, a gente vem comprar a mineral e também não encontra”, disse ela.

O aumento na procura é justificado por dados do Sindicato Nacional da Indústria de Água Mineral. O consumo de garrafas d’água cresceu 30% e o de galões teve um aumento de 50%.

Em Paciência, na Zona Oeste, a estudante Jaqueline Leocádio, de 37 anos, conta que a água já não chega mais tão turva à sua residência. Mas o odor ainda é forte. “Até no banho você sente o cheiro de terra”, contou.

Procurada, a Cedae informou que o carvão ativado que deverá ser usado na Estação de Tratamento do Guandu deve chegar hoje. E, a partir da próxima semana, a companhia adotará, em caráter permanente, a aplicação do produto. “Isso será feito para garantir que a geosmina (substância produzida pela bactéria de uma alga) seja retida”, informou em nota. A empresa reafirma que a substância não faz mal à saúde.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.