Jornal Povo

Educação a distância cresce a passos largos no Brasil

A educação a distância (EAD) vem, a cada ano, ganhando mais espaço como porta de entrada para o ensino superior de muitos brasileiros. Para se ter uma ideia do crescimento da modalidade, o último Censo da Educação Superior, divulgado pelo Ministério da Educação em setembro, aponta cerca de 1,7 milhão de brasileiros estudando através da educação a distância, representando 21% das matrículas totais do ensino superior no Brasil. Em 2006, esse percentual era de apenas 4,2%.

“Muitos fatores colaboram para o crescimento da educação a distância. Os avanços tecnológicos, a qualidade de ensino, a rotina agitada, a importância da profissionalização e capacitação em um mercado de trabalho competitivo são alguns deles”, afirma Janes Fidélis, pró-reitor de Ensino da EAD Unicesumar.

Mas a responsabilidade por esse crescimento não para por aí. Flexibilidade de horários, autonomia e preço mais acessível estão entre as principais vantagens para quem opta por essa modalidade. É o caso da estudante de Design de Interiores, Rebeca Panaro Scarpeline, que encontrou, na EAD, o caminho para conciliar trabalho e estudo. “Eu sempre me interessei pelo design, porém não poderia deixar de trabalhar para me dedicar a essa área. Assim, encontrei na EAD o caminho ideal. Hoje consigo organizar meu tempo entre estudos, trabalho e cuidados com a minha família. Além disso, a interação com estudantes de todo o Brasil permite uma troca cultural muito rica para o aprendizado”, conclui Rebeca.

A EAD também vem conquistando seu devido espaço no cenário empresarial. Para o professor Luciano Santana, coordenador do curso de Recursos Humanos da EAD Unicesumar, profissionais formados através da educação a distância desenvolvem habilidades requisitadas pelo mercado de trabalho. “As empresas estão, cada vez mais, exigindo colaboradores que são proativos, responsáveis, disciplinados e organizados com seu tempo. E essas são características desenvolvidas por estudantes da modalidade a distância”, analisa o coordenador.

Qualidade de ensino
Por nove anos consecutivos, a Unicesumar mantém nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala de 1 a 5. Esse é o principal índice de avaliação das instituições de ensino superior do Brasil, realizado anualmente pelo Ministério da Educação. Recentemente, também conquistou nota máxima no Conceito Institucional. Instituições classificadas com notas 4 e 5 estão no patamar de excelência. Na Unicesumar, o corpo docente é formado por mais de 800 professores, sendo 80% mestres e/ou doutores. A Unicesumar também está entre os 10 maiores grupos educacionais privados do país.

“Esses resultados de excelência não são pelo acaso, mas sim, fruto de planejamento, monitoramento e melhoria contínua nos processos de transmissão do conhecimento para nossos estudantes”, afirma o reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva.