Jornal Povo

Crise da água: equipamento para aplicação de carvão ativado começa a chegar à Estação do Guandu

As carretas com o equipamento necessário para para a aplicação de carvão ativado começaram a chegar à Estação de Tratamento de Água do Guandu, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no início da manhã desta sexta-feira. O maquinário, que teve que ser desmontado e transportado em três caminhões, saiu de Mogi das Cruzes, em São Paulo, nesta quinta-feira.

As demais partes do equipamento chegarão ainda nesta sexta. Já o carvão ativado, que vem do Paraná, estaria previsto para chegar apenas na semana que vem.

O equipamento é composto por um silo, dois tanques, uma caixa dosadora e uma bomba. O maquinário será acoplado à linha de produção do Guandu nos próximos dias.

Nesta quinta, agentes da Delegacia de Defesa de Serviços Delegados (DDSD) estiveram na estação de tratamento. A especializada investiga uma eventual responsabilidade penal de funcionários da Cedae ou de terceiros que possam ter contribuído nas alterações das condições de consumo da água. Há 15 dias parte da população de bairros da capital e da Baixada Fluminense começou a notar que água apresenta cheiro e odor fortes. Em alguns pontos, há alteração na cor.