Jornal Povo

Gogó da Ema, em Belford Roxo, recebe projeto solidário para a volta às aulas

A volta às aulas se aproxima e leva milhares de pais às lojas de material escolar, para que seus filhos estejam preparados para o ano letivo que se inicia. No entanto, essa não é a realidade acessível a todos, já que muitas crianças não têm a oportunidade de renovarem esses acessórios anualmente e, foi pensando nisso que Fátima Mayer deu início ao projeto “Campanha das Mochilas”.

Mãe de três filhos, psicóloga, Fátima ainda encontra tempo para atuar na área social voltada para crianças que vivem em torno da sua localidade. Para tanto, conta também com a ajuda de doadores que se disponibilizam e tornam mais fácil a realização de tais ações. Além disso, recebe apoio da igreja evangélica na qual é membro, a Primeira Igreja Batista em Nova Esperança (PIBANE). Outros membros da igreja juntam-se ao propósito de solidariedade e voluntariam seu tempo e doações.

– É uma sensação incrível poder ver a alegria no rosto de cada criança, de cada pai e mãe, porque mesmo sendo muito cansativo tudo o que fazemos, no final, o sorriso deles vale muito mais do que cada esforço – conta Daniela, filha da Fátima.

O projeto atua predominantemente no bairro Gogó da Ema, em Belford Roxo, e se trata da doação de mochilas usadas que estejam em bom estado de uso. Como Fátima explica, muitas vezes se compra uma mochila nova, estando ainda a antiga em boas condições, e é aí que surge a oportunidade da boa ação: já que a mochila antiga não será usada, pode receber nova utilidade sendo doada a quem precisa.

O projeto funciona dessa maneira: as mochilas são dispostas todas juntas e as crianças escolhem qual querem, às vezes até trocam entre si. Através disso, é trabalhado o poder de escolha de cada uma delas, como Fátima explica.

– Nas nossas ações, temos procurado não só dar a mochila, não só fazer o assistencialismo, mas sim trabalhar um pouquinho da personalidade, do caráter, essas coisas. Conhecer um pouco do eu deles, trabalhar a autonomia, o empoderamento, essas questões – conta.

Apesar do projeto carregar no nome as mochilas, há também a possibilidade de doar outros itens de uso escolar, como estojo, caderno, lápis, etc; assim como também há opção de comprar mochilas novas para doação, como alguns preferem fazer, ao invés de entregar alguma antiga: esses atos são opcionais e vão da escolha de cada um que se dispõe a doar.

Para quem deseja acompanhar a realização do projeto, é possível fazer isso através da página no Facebook “Projeto Esperança do Gogó”, local onde também pode ser feito o contato caso haja desejo de contribuir para uma volta às aulas mais feliz para várias crianças. Além disso, lá também é possível acompanhar outros projetos como “Amor que aquece”, que tem como objetivo a doação de agasalhos para aqueles que precisam, na época de mais frio, e a realização de oficinas aos sábados, direcionadas ao incentivo para o mundo dos livros, através de rodas de leitura e atividades lúdicas.