Jornal Povo

“Pronunciamento infeliz”, diz Bolsonaro sobre discurso de ex-secretário da Cultura

Em nota enviada pelo Palácio do Planalto nesta sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro oficializou a demissão do secretário especial de Cultura, Roberto Alvim. A informação já havia sido antecipada por fontes ao Valor.

O discurso de Alvim, gravado e transmitido por ele pela internet, gerou críticas e repúdio nas redes sociais por ser semelhante ao de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda do regime nazista.

Ao lançar o Prêmio Nacional das Artes, Alvim disse:

“A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada”.

A manifestação do líder nazista, documentada no livro “Goebbels: a Biography”, de Peter Longerich, foi:

“A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada”.

Além dos trechos do pronunciamento, a estética do vídeo, a aparência do secretário, o vocabulário, o tom de voz e a trilha sonora escolhida também alimentaram a comparação com a propaganda nazista. Minutos antes da manifestação, Alvim fez uma transmissão ao lado de Bolsonaro e foi elogiado pelo presidente.

Confira, abaixo, a íntegra da nota de Bolsonaro:

Comunico o desligamento de Roberto Alvim da Secretaria de Cultura do Governo. Um pronunciamento infeliz, ainda que tenha se desculpado, tornou insustentável a sua permanência.

Reitero nosso repúdio às ideologias totalitárias e genocidas, bem como qualquer tipo de ilação às mesmas.

Manifestamos também nosso total e irrestrito apoio à comunidade judaica, da qual somos amigos e compartilhamos valores em comum”.

Via: Valor Econômico