Jornal Povo

Secretaria de Saúde tem estimulado o debate sobre saúde mental nas unidades

A Secretaria de Saúde de Itaguaí reuniu usuários da ESF Odenit Maia para uma sessão do Cine Saúde e Vida nessa quinta-feira (16/01). O filme escolhido foi “Elsa e Fred – Um amor de paixão”. A atividade faz parte da campanha Janeiro Branco e tem como objetivo estimular uma reflexão sobre as emoções e também ajudar na socialização. A Coordenadora Geral de Psicologia da SMS, Débora Vasconcelos; a psicóloga Maria da Penha Tayar; a psicóloga do CRAS Califórina, Kátia Omena; e o assistente social Fabrício Giffoni participaram da sessão e conversaram com os presentes.

A sessão do filme teve a colaboração e organização da equipe da ESF Odenit Maia; da coordenadora e enfermeira da unidade, Vanessa Rosa e Silva; da Coordenadora Geral de ESF, Joyce Ribeiro de Aguiar; e da Coordenadora de Divulgação em Saúde, Marion Moreira.

O filme conta a história de Fred (Christopher Plummer), um senhor de 80 anos, recém viúvo, que se muda para o mesmo prédio onde vive Elsa (Shirley MacLaine), uma mulher da terceira idade que vive sozinha. Os dois se conhecem depois que Elsa quebra os faróis do carro da filha de Fred e vai até a casa dele para pagar pelos danos do veículo. Com o tempo eles vão se aproximando, começam a viver um romance e vivem diversas aventuras. O relacionamento deles muda completamente a forma de ambos verem a vida.

Após a sessão, a psicóloga Maria da Penha Tayar falou sobre os ensinamentos que se podem extrair do filme, como a importância de saber lidar com as emoções e encarar a realidade. Aproveitando a ocasião, a psicóloga Kátia Omena e o assistente social Fabrício Giffoni também se basearam no filme para falar sobre os serviços oferecidos pelo CRAS Califórnia.