Jornal Povo

Veja a programação das missas para a festa de São Sebastião no Rio

Os frades capuchinhos prepararam uma grande festa nesta segunda-feira (20) para São Sebastião, o padroeiro do Rio. Serão celebradas 14 missas durante todo o dia e uma procissão irá levar a imagem do santo de volta à igreja que a abriga.

Diversos estados brasileiros têm São Sebastião como padroeiro, mas é na capital do Rio de Janeiro que a comemoração ganha destaque. A imagem do santo chegou à cidade do Rio juntamente com o seu fundador, Estácio de Sá. Por isso, a cidade foi batizada, inicialmente, como São Sebastião do Rio de Janeiro.

São Sebastião é conhecido como protetor da humanidade contra a fome e a peste, além de protetor das pessoas feridas e com doenças contagiosas. Ele também é considerado o padroeiro dos atletas e militares.

As comemorações pela data tiveram início ainda na madrugada. A primeira missa no Santuário Basílica de São Sebastião foi celebrada às 5h. Serão celebradas missas de hora em hora, até as 20h, totalizando 14.

Às 10h, o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Dom Orani João Tempesta, presidirá missa solene e, às 16h, a tradicional procissão sairá da igreja em direção à catedral metropolitana, no centro da cidade, onde será realizado o Auto de São Sebastião com missa de encerramento ao final. Após às 19h uma nova procissão irá levar a imagem do santo de volta para a sua Basílica.

  • Horários das missas: 5h, 6h, 7h, 8h, 10h (missa solene), 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h e 20h (após o retorno da procissão)
  • 7:00 – Cardeal abençoa os atletas que participam da Corrida de São Sebastião. Largada no Aterro, altura da Rua Cruz Lima
  • 10:00 – missa solene no Santuário Basílica de São Sebastião dos Capuchinhos, na rua Haddock Lobo, na Tijuca.
  • 11:00 – Escola de Samba Paraíso do Tuiuti, cujo enredo este ano é sobre São Sebastião, estará se apresentando no pátio da Basílica
  • 15:00 – Ainda na Basílica, na frente da igreja, recitação do Terço da Misericórdia que antecede a saída da procissão.
  • 16:00 – saída da procissão em direção à Catedral, no Centro do Rio – percorre rua Haddock Lobo, Largo do Estácio, Praça Reverendo Álvaro Reis, rua Frei Caneca, Túnel Martins Sá, Av Henrique Valadares, Praça Cruz Vermelha, Av Henrique Valadares, rua da Relação, Av Chile, Catedral. Chegada por volta das 17:00 – 17:30
  • Após a chegada da procissão, por volta das 19h: dentro da catedral o cardeal dá a bênção à cidade e celebra missa de encerramento das homenagens.

Via: G1