O humor crítico e politizado de Por Debaixo dos Panos chega à Itabirito, com dois dias de apresentações na Casa de Cultura Maestro Dungas. Nos dias 25 e 26 de janeiro, o espetáculo terá sessões às 19h e 21h. No palco, o ator global Claudio Fits contracena com Mário César Nogueira, Bruna Casagrande, Josy Guedes, Joel Heredia e Williane Lima em esquetes satíricas, baseadas em formatos antigos do teatro, mas que discutem temas bastante atuais.
A peça resgata o teatro de revista, gênero popularizado por Walter Pinto entre os anos 1940 e 1960 que mescla sátiras com críticas políticas e sociais e números musicais, em esquetes de 10 a 15 minutos.
Os cenários no teatro de revista tinham destaque na produção. Multicoloridos e com muitos enfeites, eles serviam para valorizar o ambiente e os personagens. Outra característica deste gênero é o acompanhamento musical das críticas e paródias, quase sempre com a presença de bailarinas em trajes exuberantes.
Para o ator Claudio Fits, o espetáculo é um meio de relembrar grandes nomes da dramaturgia que encarnaram nos palcos grandes personagens no teatro de revista. “Essa é uma forma de homenagear grandes artistas por meio da irreverência e do bom humor, tudo aquilo que o brasileiro mais gosta”, diz.
Em Marquesa e Dom Pedro, bonecos de cera de museu ganham vida e precisam se encaixar no atual contexto brasileiro. A montagem propõe reflexões sobre os escândalos de corrupção e diversos acontecimentos cotidianos por meio do humor. Carmen Miranda também é homenageada em uma esquete homônima, na qual o elenco interage diretamente com a audiência. Quem assistir à peça também conhecerá mais sobre as cantoras da era do rádio e as formas mais irreverentes do teatro musical, entre outras características da época.
Claudio Fits:
Não é só nos palcos que Claudio Fits chama atenção. A carreira do manauara, radicado no Rio de Janeiro e que hoje também possui endereço em Belo Horizonte, ainda inclui passagens pela emissora de televisão Rede Globo – onde atuou nas novelas O Clone, Kubanacan, Órfãos da Terra, Bom Sucesso e Éramos Seis, e nas minisséries Casa das Sete Mulheres, Todas as Mulheres do Mundo e Filhos da Pátria.
Em 2020, Fits poderá ser visto como o cozinheiro Ceará, nos próximos capítulos de Amor de Mãe, o folhetim das 21h da Rede Globo.
Texto e Direção: Mário Cesar Nogueira
Produção: Cia Nós e Nós
Produção e Pesquisa Musical: Anderson Garcia e Mário Cesar Nogueira
Produção executiva: Andressa Fits
Figurinos: Fátima Esteves e Noêmia Carvalho
Coreografia: Criação coletiva
Maquiagem: Rose Calazans
Fotografia: Rafaela Cassiano
Secretária teatral: Cileia Santos
Tempo de duração: 1 hora e 15 minutos, em média.
Foto: Divulgação