Jornal Povo

Botafogo começa 2020 com elenco mais jovem e tem apenas cinco jogadores acima dos 30 anos

Depois de apostar em um time com mais rodagem em 2019, o Botafogo decidiu seguir outra linha. Além da realidade financeira, que não permitiu trazer nomes mais experientes, a ideia da comissão técnica é rejuvenescer o elenco e dar oportunidade a jovens talentos que buscam se afirmar no cenário nacional.

Das oito contratações confirmadas até o momento, apenas uma tem mais de 30 anos: o lateral-esquerdo Guilherme Santos, aos 31.

– A brincadeira é um pouco diferente, mas não ficamos separados (garotos e experientes). O grupo é muito bom, o vestiário é unido. Estamos todos querendo o melhor para o Botafogo. (Sobre os reforços) Também fico um pouco de tradutor, sempre tentando ajudar. No início, é difícil compreender e falar, mas é uma questão de tempo – disse o capitão Joel Carli, referindo-se também aos novos gringos do elenco.

Caras novas do elenco

  • Ruan Renato – 26 anos
  • Bruno Nazário – 24 anos
  • Federico Barrandeguy – 23 anos
  • Pedro Raul – 23 anos
  • Luiz Otávio – 22 anos
  • Thiaguinho – 22 anos
  • Alexander Lecaros – 20 anos

Além de Guilherme, apenas outros quatro jogadores do grupo passaram da barreira dos 30: Diego Cavalieri (37), Cícero (35), Joel Carli (33) e Gatito (31). Em relação à temporada passada, o clube perdeu alguns jogadores com bagagem, como Diego Souza, João Paulo, Kieza e Victor Rangel.

– Todos são espelho para mim. Todos buscam conversar bastante e dar conselhos. Até mesmo no treino, para ajustar posicionamento. São todos muito gente boa e tentam sempre ajudar a gente – contou o volante Caio Alexandre, que inicia a primeira temporada no profissional.

A mudança drástica não é à toa. Em crise financeira, o Botafogo precisou apertar o cinto e tenta uma diminuição considerável na folha salarial. No plano inicial, o gasto cairia de R$ 3 milhões para R$ 1 milhão, mas a meta ainda não foi alcançada.

Dos nomes que estão na mira no mercado, apenas um tem mais rodagem: o lateral-esquerdo Danilo Barcelos, de 28 anos. O outro na mira, o lateral-direito Warley, é uma jovem promessa de 20. Os dois estão em negociações avançadas e chegaram a ser confirmados pela diretoria, mas ainda não foram anunciados.

Com um grupo jovem em mãos, o técnico Alberto Valentim tenta encaixar o time para iniciar de fato o ano de 2020. O Campeonato Carioca já começou, mas os principais jogadores do elenco do Botafogo seguem em pré-temporada no Espírito Santo, onde estão marcados mais dois dias de treinos. A volta ao Rio de Janeiro está prevista para a próxima sexta-feira.

Via: Globo Esporte