Jornal Povo

Prefeitura do Rio e governo do estado lançam programas de segurança nas zonas Norte e Oeste

A cidade do Rio de Janeiro irá ganhar um sistema de reconhecimento facial e de placa de veículos. Segundo o secretário de Ordem Pública, Guttemberg Fonseca, o convênio do projeto será assinado no início de fevereiro, pelos ministros da Justiça e de Tecnologia e Ciência, junto com o prefeito Marcelo Crivella.

A novidade foi anunciada na manhã desta quarta-feira, durante a expansão do programa Rio + Seguro para a Zona Oeste da cidade. O primeiro módulo foi lançado na Freguesia, em Jacarepaguá, e irá reforçar a segurança no bairro das 8h às 22h, com 180 agentes, entre guardas municipais e policiais militares.

“A região carece desse projeto, ela clama por isso. É o papel da prefeitura ajudar o Estado e vice versa. O programa chega num momento oportuno. O bairro de Jacarepaguá tem aproximadamente um milhão de habitantes”, disse Guttemberg.

Os agentes do Rio + Seguro serão monitorados via satélite e irão usar câmeras com transmissão online.

Os próximos módulos serão inaugurados até o final de abril no Anil, Taquara, Pechincha, Tanque e Praça Seca, também na região de Jacarepaguá, além do Centro de Campo Grande. De acordo com o secretário de Ordem Pública, além de conter a violência, o Rio + Seguro também irá fazer o ordenamento urbano para aumentar a sensação de segurança.

“Outros atributos fazem a sensação de segurança ser ainda maior. Uma arvore podada, um poste com iluminação, uma praça. Os agentes que trabalham no programa começam a identificar problemas que possam afetar diretamente na segurança. Diferente do programa segurança presente, esse programa tem um ‘up’, que é o ordenamento urbano, que é o nosso verdadeiro desafio. Não é só a segurança, também vamos cuidar do bairro”, explicou.

O Rio + Seguro foi inaugurado em dezembro de 2017, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, e logo depois se estendeu para o Leme, bairro vizinho. Até novembro do ano passado, o programa já havia efetuado quase mil prisões, apreendido em flagrante mais de 500 adolescentes e capturado 200 foragidos da justiça.

“Lá em Copacabana as pessoas dizem que já não ouvem mais gritos de ‘pega ladrão’, porque a prefeitura está presente e acolhendo a população. O mesmo sucesso que tivemos lá vamos ter aqui na Zona Oeste”, finalizou o prefeito Marcelo Crivella. 

A Zona Norte também recebeu reforço na segurança. Na manhã desta quarta, o governador Wilson Witzel inaugurou a 20ª base do programa Operação Segurança Presente, em Bonsucesso.

O patrulhamento irá cobrir diariamente, das 6h às 22h, o centro comercial do bairro passando pela praça das Nações, e pelas estações do BRT Santa Luzia até a estação Cardoso de Moraes, em Ramos.

A Operação contará diariamente com 40 policias militares. O patrulhamento será feito a pé, de motocicletas e viaturas. A ação, que tem como objetivo promover ações de segurança pública visando um ambiente seguro e realizar ações de serviço social, contará diariamente com 40 policias militares. O patrulhamento será feito a pé, de motocicletas e viaturas.

Via: O Dia

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.