Jornal Povo

Grupo Fundo de Quintal e ex-atleta Djalminha agitam o Sesc Verão em Mangaratiba

Neste fim de semana, entre os dias 25 e 26 de janeiro, a unidade temporária do Sesc Verão 2020, na Praia de Conceição de Jacareí, em Mangaratiba, receberá show gratuito do grupo Fundo de Quintal e ação especial com o ex-jogador de futebol Djalminha. O público poderá aproveitar ainda toda a programação cultural, além de diversas atrações esportivas, recreativas e de lazer.

O grupo Fundo de Quintal promete agitar o público no sábado, 25, às 20h30, com um repertório cheio de clássicos do samba de raiz. O grupo surgiu no final da década de 1970 dentro do Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos, na cidade do Rio de Janeiro. Os integrantes tocavam músicas de grandes sambistas e composições próprias, inovando na maneira de falar do cotidiano e sempre com um ritmo diferente, através da utilização de instrumentos até então incomuns nas rodas de samba, como o banjo com braço de cavaquinho (criado por Guineto), o tantã (criado por Sereno), o repique-de-mão (criado por Ubirany) e o repique-de-anel. Desta forma, foram considerados um dos criadores de um estilo que, posteriormente, influenciou praticamente todas as bandas de pagode, subgênero dentro do samba que surgia naquela época. Numa sequência de tirar o fôlego, o Fundo toca os grandes sucessos de sua carreira, como “O Show Tem Que Continuar”, “Parabéns Para Você”, “A Amizade” e “Lucidez”.

O destaque da programação esportiva deste final de semana no Sesc Verão Mangaratiba é a presença do ex-jogador de futebol Djalminha, que fará uma apresentação especial no sábado, 25, às 10h, e, em seguida, ensinará diversas técnicas para o público.  O ex-futebolista atuava como meio-campista e atingiu o ápice da carreira em 1997, quando foi o meia da Seleção Brasileira que disputou e conquistou a Copa América. A partir deste seu sucesso na Seleção, o reconhecimento internacional acabou lhe rendendo a passagem para a Europa, mais precisamente para a Espanha, onde veio a defender o Deportivo La Coruña, de 1997 a 2002. Djalminha foi o jogador responsável por executar a primeira cobrança estilo cavadinha no Brasil, tornando-a conhecida do público brasileiro. Por esse motivo, muitos torcedores acreditam que o jogador tenha sido o inventor desse estilo de bater pênalti. Após parar de jogar profissionalmente, Djalminha passou a se dedicar ao showbol, uma modalidade diferente de futebol de salão e atualmente é comentarista dos canais da ESPN Brasil.

Além disso, no dia 25 (sábado), às 16h, o local recebe o espetáculo musical “Bafro”, comandado por três mulheres que se uniram para gerar entretenimento e representatividade do público negro de Volta Redonda e região, através da música. Nessa apresentação, a pista será comandada por Laís Conti e Kay Diolindo, ambas em momento de ascensão nas festas do Rio de Janeiro.

No dia 26 (domingo), a partir das 10h, o evento receberá diversas oficinas para crianças e adultos, como a de escalda pés, bolhãozão, musicalização infantil, acessórios de praia, língua estrangeira, entre outros. Às 11h e às 15h, acontece a atividade “Refresco Sesc”, com karaokê recreativo.

Capitaneado pela Gerência de Lazer do Sesc RJ, o Sesc Verão tem como objetivo levar ainda mais lazer, bem-estar e qualidade de vida à população através dos serviços oferecidos pela instituição durante todo o ano. O projeto promove intensa programação gratuita, com diversas atividades voltadas para toda a família, incluindo ações de assistência social, modalidades esportivas e shows musicais.

E para levar a proposta do Sesc Verão para todos os cantos do estado, até 16 de fevereiro de 2020, diversas atividades gratuitas também serão oferecidas em unidades físicas do Sesc RJ. Recreação, contação de histórias, instalações, oficinas, atividades educativas, clínicas esportivas, shows musicais, entre muitas outras atrações convidam os visitantes a desfrutar do Sesc Verão. No total, 19 unidades físicas participam do projeto este ano. São elas: Sesc Alpina (Teresópolis); Sesc Barra Mansa; Sesc Campos; Sesc Copacabana; Sesc Duque de Caxias; Sesc Engenho de Dentro; Sesc Madureira; Sesc Niterói; Sesc Nogueira; Sesc Nova Friburgo; Sesc Nova Iguaçu; Sesc Quitandinha (Petrópolis); Sesc Ramos; Sesc Santa Luzia; Sesc São Gonçalo; Sesc São João de Meriti; Sesc Teresópolis; Sesc Tijuca e Sesc Três Rios.

O projeto Sesc Verão em Mangaratiba é realizado pelo Sesc RJ, com o apoio da Prefeitura local. A programação completa pode ser consultada em https://www.sescverao.com.br

SERVIÇO

PROJETO SESC VERÃO 2020 – MANGARATIBA

Programação de verão do Sesc RJ

Praia de Conceição de Jacareí

Dias 25 e 26 de janeiro de 2020

Show do Fundo de Quintal

25/01 – 20h30

DJ Set com Bafro

25/01 – 16h

Praia do Saco

Dias 8, 9, 15 e 16 de fevereiro de 2020