Jornal Povo

Guandu faz hoje testes da aplicação de carvão na água

Três semanas após a água passar a chegar turva e com cheiro e gosto de terra às casas dos consumidores da Região Metropolitana, a Cedae vai começar a usar hoje carvão ativado na Estação de Tratamento do Guandu. O produto deverá reter a geosmina, substância orgânica produzida por algas que teria alterado a água distribuída. A empresa explicou que ainda realiza testes operacionais antes de acionar o sistema, que terminou de ser montado ontem.

O tratamento contínuo da água com carvão deve entrar em operação amanhã. A Cedae não informa, no entanto, quando o abastecimento estará normalizado. Segundo a empresa, isso vai depender da caixa d’água de cada moradia. Já o governador Wilson Witzel prometeu ontem a uma moradora de Bonsucesso, onde ele participou do lançamento de uma etapa do programa Segurança Presente, que a situação da água fornecida pela Cedae será resolvida em, no máximo, uma semana.

A aplicação de carvão ativado é um procedimento já utilizado em outros estados, como São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul. Especialista em Saneamento Ambiental e professora da Escola Politécnica da UFRJ, Iene Christie Figueiredo ressalta que o uso do carvão é uma solução pontual para adequar as características da qualidade da água aos padrões de sabor e odor. Na opinião dela, essa adição deverá ser intermitente, sendo necessária sempre que o manancial apresentar elevação de concentração de algas.

A presença da geosmina na água também preocupa médicos. Segundo o pediatra André Luiz da Costa, integrante do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio (Cremerj), pouco se sabe sobre os reais riscos causados pela substância, mas ele é categórico ao afirmar que não se deve deixar que crianças — e muito menos recém-nascidos — entrem em contato com essa água.

— Este tipo de contaminação é muito pouco conhecido. Pelo menos nos últimos 30 anos, não me lembro de nada desse porte acontecendo. Como o seguro morreu de velho, não recomendamos o uso desta água com cheiro por nenhuma criança ou recém-nascido — afirmou.

Caso não seja possível comprar água mineral, o médico recomenda que a água seja fervida após passar pelo filtro:

— Enquanto não tivermos uma correção do problema na fonte da água que chega às nossas casas, não recomendo essa água nem para banho.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.