Jornal Povo

Guandu faz hoje testes da aplicação de carvão na água

Três semanas após a água passar a chegar turva e com cheiro e gosto de terra às casas dos consumidores da Região Metropolitana, a Cedae vai começar a usar hoje carvão ativado na Estação de Tratamento do Guandu. O produto deverá reter a geosmina, substância orgânica produzida por algas que teria alterado a água distribuída. A empresa explicou que ainda realiza testes operacionais antes de acionar o sistema, que terminou de ser montado ontem.

O tratamento contínuo da água com carvão deve entrar em operação amanhã. A Cedae não informa, no entanto, quando o abastecimento estará normalizado. Segundo a empresa, isso vai depender da caixa d’água de cada moradia. Já o governador Wilson Witzel prometeu ontem a uma moradora de Bonsucesso, onde ele participou do lançamento de uma etapa do programa Segurança Presente, que a situação da água fornecida pela Cedae será resolvida em, no máximo, uma semana.

A aplicação de carvão ativado é um procedimento já utilizado em outros estados, como São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul. Especialista em Saneamento Ambiental e professora da Escola Politécnica da UFRJ, Iene Christie Figueiredo ressalta que o uso do carvão é uma solução pontual para adequar as características da qualidade da água aos padrões de sabor e odor. Na opinião dela, essa adição deverá ser intermitente, sendo necessária sempre que o manancial apresentar elevação de concentração de algas.

A presença da geosmina na água também preocupa médicos. Segundo o pediatra André Luiz da Costa, integrante do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio (Cremerj), pouco se sabe sobre os reais riscos causados pela substância, mas ele é categórico ao afirmar que não se deve deixar que crianças — e muito menos recém-nascidos — entrem em contato com essa água.

— Este tipo de contaminação é muito pouco conhecido. Pelo menos nos últimos 30 anos, não me lembro de nada desse porte acontecendo. Como o seguro morreu de velho, não recomendamos o uso desta água com cheiro por nenhuma criança ou recém-nascido — afirmou.

Caso não seja possível comprar água mineral, o médico recomenda que a água seja fervida após passar pelo filtro:

— Enquanto não tivermos uma correção do problema na fonte da água que chega às nossas casas, não recomendo essa água nem para banho.