Jornal Povo

Assado de tira, sucesso das parrillas, pode ser feito em casa. Veja dicas

Referências quando o assunto é churrasco, Argentina e Uruguai são responsáveis pela fama do assado de tira. O corte, porém, já conquista muito além das margens do Rio Prata.

Estrela das casas de carne no Brasil, o “asado” (com um s a menos em espanhol) é a menina dos olhos de muito parrillero por sua qualidade e suculência. Entre eles, Léo Salomão, do Pobre Juan (Rio de Janeiro), que vê esse sucesso como prova de que o brasileiro adora aquela carne que desmancha na boca.

O corte é extraído das costelas do traseiro e dianteiro do boi no sentido transversal ao dos ossos e ganhou este nome devido ao formato de tira entre os ossos e a carne.

As espessuras das carnes variam de acordo com a idade do animal e a quantidade de gordura entremeada na carne. Já as cartilagens ósseas agregam sabor e aroma bem particulares.

Cada peça tem em geral de dois a três centímetros de espessura e cerca de 20 a 25 centímetros de comprimento.

É importante avaliar as duas partes da costela, o dianteiro e o traseiro – sendo o dianteiro o mais apropriado a ser feito na parrilla, pois os ossos são menores e com menos gordura.

Tempero:
Só é preciso sal grosso moído ou sal de parrilla (entrefino, intermediário do sal fino e grosso).

Na parrilla (grelha):
Levar ao fogo com braseiro bem formado e extremamente quente, pois por ser um corte baixo, as partes gordurosas derretem mais rápido agregando mais sabor sem prejudicar a textura, a umidade e o aroma da carne.

Como sugestão, assar o ponto para menos.

O assado de tira é muito bem acompanhado com o tradicional molho argentino chimichurri: a combinação de cebola, alho, pimenta e ervas, como salsinha, orégano ou louro. Para uma porção, o indicado é misturar meia colher de sopa de cada um dos ingredientes e deixar na geladeira de um dia para o outro.

Para acompanhar, a indicação de Léo é servir o assado com legumes grelhados na parrilla mesmo.

“Pais” desse corte e preparo, o assado de tira é bem diferente entre os hermanos:

Na Argentina, o mais comum é o preparo do assado de tira do dianteiro retirado entre a primeira e a quinta costela grelhado na parrilla, mais próximo da brasa.

Já entre os uruguaios, o mais comum é o corte do traseiro, com espessura maior e um pouco mais distante da brasa.

Via: UOL

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.