Jornal Povo

Imagens mostram homem vandalizando estação do BRT em Santa Cruz, na Zona Oeste

Imagens gravadas por passageiros do BRT flagraram uma cena de vandalismo na estação Curral Falso, no corredor Transoeste, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta sexta-feira (24).

No vídeo, é possível ver um homem com um pé de cabra e um objeto semelhante a uma marreta nas mãos. Em seguida, ele quebra equipamentos da estação, enquanto passageiros, assustados, se afastam. Segundo o consórcio, todas as catracas da estação, além da bilheteria e de uma máquina de autoatendimento para recarga de cartões foram quebradas.

Por volta das 10h, o BRT Rio anunciou a interdição da estação, que já estava com portas de vidro arrancadas antes do ataque, para embarque e desembarque. Durante o prazo de conserto, segundo o consórcio, os mais de 1,6 mil passageiros que utilizam a estação diariamente devem optar pelas paradas Cajueiros ou Santa Veridiana.

O crime foi registrado na 35ª DP (Campo Grande), junto com as imagens dos passageiros, para auxiliar o trabalho da polícia. Por volta das 12h30, policiais civis estavam na estação para a perícia criminal.

Ainda na manhã desta sexta (24), passageiros de quatro articulados do BRT precisaram descer e aguardar na pista próximo à estação General Olímpio, também em Santa Cruz, no corredor Transoeste. Segundo o consórcio, um caminhão enguiçado atrapalhou a circulação dos ônibus.

Este não é a primeira vez que estações e ônibus do BRT Rio são vandalizados. No primeiro dia útil de 2020, o transporte tinha 16 ônibus a menos circulando em decorrência de vandalismo.

Com os constantes episódios de depredações em estações e terminais, o BRT Rio estima um prejuízo de, aproximadamente, R$ 1,4 milhão por mês, sendo R$ 500 mil apenas para reparos de portas de vidro.

Além disso, o consórcio diz que a estimativa de duração dos ônibus é de 20 anos, mas que não passam de 5 anos no Rio de Janeiro devido à degradação e buracos nas pistas.

Via: G1