Jornal Povo

Ministério Público do Rio abre inquérito para investigar a crise da água

O Ministério Público do Rio abriu um inquérito civil para investigar a crise da água, como mostrou o RJ1 desta sexta-feira (24).

Os procuradores apuram possíveis danos morais e materiais coletivos causados pela falha na prestação de serviço da Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae).

A Polícia Civil do RJ também investiga o caso.

Desde o início do ano, moradores de diferentes bairros do Grande Rio relatam que a água das torneiras chega com cheiro e gosto de terra.

A Cedae informou tratar-se da geosmina, uma enzima produzida por cianobactérias, mas assegurou que o fenômeno não afetou a potabilidade da água.

O MP cobra da Cedae as seguintes respostas, que devem ser dadas em três dias:

  • causa do problema;
  • quais medidas foram tomadas;
  • previsão do retorno regular;
  • número de reclamações registradas.

Nesta quinta-feira (23), o governador Wilson Witzel esteve no complexo. Ao fim da visita, em coletiva, criticou o que chamou de “alarmismo” e defendeu a qualidade da água da Cedae.

“A água da Cedae nunca esteve imprópria para o consumo, apesar de não estar insípida e inodora”, disse Witzel.

Representantes do Conselho Regional de Química (CRQ) da 3ª Região foram, nesta sexta-feira (24), uma vistoria na Estação de Tratamento de Água do Guandu, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense.

A equipe do CRQ-3 teve autorização da Cedae para inspecionar as etapas do processo.

Para o engenheiro químico Gandhi Giordano, professor da Uerj, no entanto, a água com geosmina que chega pela rede da Cedae não é potável. “Se a água está incomodando, com certeza, passou do limite”, afirma.

O professor questiona ainda os laudos apresentados até então.

“Eles são insuficientes. Você fica analisando parâmetros que não dizem respeito ao problema”, afirma Giordano. “Então sempre você vai dizer que está tudo bom se você está analisando uma coisa que não é o problema.”

Giordano afirma que nem sequer a geosmina foi detalhada.

“Cadê a concentração de geosmina? Alguém analisou a geosmina clorada? Essas bactérias, essas cianobactérias, produzem outras substâncias além da geosmina. Alguém analisou?”, pontua.

Via: G1