Jornal Povo

Site para matrícula na rede estadual do RJ está normal segundo secretaria, mas alunos e responsáveis reclamam

Pais e mães de alunos da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro continuam enfrentando dificuldades para realizar a matrícula online, que tem de ser feita obrigatoriamente pelo site Matrícula Fácil.

“O site não carrega. Quando carrega, a gente não consegue digitar os dados. E quando a gente consegue digitar os dados, quando vai ver, a escola é muito longe”, reclamou a autônoma Patrícia Oliveira dos Santos.

Patrícia está tentando ajudar a amiga Samires, que tem um filho de 11 anos e precisa de uma vaga em um colégio estadual em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Elas estão tentando desde quinta-feira (23), sem sucesso.

E elas não são as únicas.

“Estou desde oito horas da manhã tentando acessar o site e não consigo, não só eu como muitas pessoas, que também não estão conseguindo”, diz a mãe de um estudante.

“Preenchemos tudo. Quando chega na última página, para selecionar a escola, aparece selecionar escola e não sai disso, selecionar bairro na verdade, e não sai disso. Quero saber como faz para gente fazer essa matricula”, disse outra.

Uma publicação em uma rede social da Secretaria Estadual de Educação tem mais de 7 mil comentários, a maioria reclamando do site Matrícula Fácil.

Os pais dizem que o problema acontece tanto quando tentam acessar o site pelo computador quanto pelo celular. E nem adianta ir até a escola pedir ajuda, porque a Secretaria Estadual de Educação só aceita matrículas pela internet.

A Secretaria Estadual de Educação disse que, nesse momento, o site está funcionando normalmente. Alegou que na quinta-feira, como foi o primeiro dia em que a matrícula foi aberta para todos os candidatos, o sistema apresentou instabilidades por causa do grande número de acessos.

A pasta destacou que, para não haver prejuízos para os alunos, o prazo para confirmação da vaga, que seria de 48 horas, foi ampliado para até a próxima terça-feira, dia 28.

A Secretaria disse ainda que o data center deles é muito antigo e que já começou um processo de licitação para um novo, que deve chegar até o meio desse ano.

Via: G1