Jornal Povo

Espetáculo “Ricardo III – Um Homem do Seu Tempo”, em Cartaz no Terreiro Contemporâneo

Devido ao sucesso de público do espetáculo “Ricardo III – Um Homem do Seu Tempo” que aborda com uma visão periférica a obra de Shakespeare, se apropriando de uma linguagem bastante popular, terá novas sessões no Terreiro contemporâneo. As apresentações seguirão até dois de fevereiro, sextas e sábados às 20h e domingos às 19h. Com direção de Wellington Fagner e atuação de Alexandre Gomes, a peça tenciona a relação de poder, a ambição e a corrupção do gênero humano. Como forma de democratizar o acesso a arte, a entrada é contribuição voluntária.

De realização da Cia de Atores da Fábrica, a montagem é um solo narrativo que tem como ponto de partida a descoberta da ossada do monarca no ano de 2012 na cidade de Leicester, o que veio, segundo os ingleses, trazer sorte para o time de futebol Leicester Cty, culminando na conquista do campeonato inglês em 2016. Uma bola de futebol, uma capa, uma espada e três esqueletos são alguns dos elementos usados para contar essa história através de uma linguagem periférica, ratificando o quanto Shakespeare é acessível a todas as pessoas.

“Shakespeare era periférico. A elite o coloca em um lugar que não é real. Suas obras eram populares para aquela época e ao trazê-la para os dias atuais devemos manter sua essência popularesca, tornando-a acessível a todas as pessoas. Isso também é uma política de afirmação territorial, onde montar um Shakespeare periférico é dizer que, nós periféricos, precisamos de acesso a outros espaços”, afirma o ator Alexandre Gomes.

Cia Atores da Fábrica – Criada em 2005 como fruto da Escola Livre F.A.M.A a Cia de Atores Fábrica desenvolve uma pesquisa de linguagem através do teatro Político-social, que visa provocar uma reflexão no espectador sobre atuais temas da sociedade. A Cia possui um repertório de cinco trabalhos, tendo participado de importantes festivais nacionais e intercâmbios internacionais, sendo premiada em muitos deles. Como foi o caso de “Construção”, com supervisão de Hamir Haddad (2º lugar no Fest Art Teresa), “Panchito” com tradução de Cecília Boal (6 prêmios nos festivais FESQ 9º Festival Niterói em Cena, Festival Sated), e o Mágico de Oxente Uma Homenagem Ao Nordestino, (6 prêmios nos festivais nacionais de Duque de Caxias, e o festival de Teatro Infantil do Tijuca Tênis Clube). Atores da Fábrica integra a Rede Baixada em Cena e recebeu o Prêmio Shell 2017 na categoria Inovação.

O Terreiro Contemporâneo fica localizado na Rua Carlos de Carvalho, nº53, Centro, Rio de Janeiro.

SERVIÇO

Ricardo III Um Homem do Seu Tempo

LOCAL: TERREIRO CONTEMPORÂNEO

ENDEREÇO: Rua Carlos de Carvalho, nº53, Centro, Rio de Janeiro.

DATA: até 2 de fevereiro

HORA: sextas e sábados 20h e domingos 19h

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos

TEMPO: 60 minutos

ENTRADA: contribuição voluntária

FICHA TÉCNICA

Adaptação e concepção: Alexandre Gomes e Wellington Fagner

Texto final: Alexandre Gomes

Direção: Wellington Fagner

Atuação: Alexandre Gomes

Supervisão: Júlio Adrião

Música em Cena: Levi Duarte

Figurino: Alessandra Fernandes

Orientação de figurino: Daniele Geammal

Preparação Vocal: Jane Celeste

Preparação Corporal: Jonyjarp Pontes

Design Gráfico: Samuel Santiago

Produção: Alexandre Gomes e Alessandra Fernandes

Assessoria de Imprensa: Monteiro Assessoria

Realização: Cia de Atores da Fábrica