Jornal Povo

FIA realiza ação de prevenção e orientação para evitar desaparecimento de crianças durante o evento “VERÃO TIM NAS PRAIAS”, em Copacabana e Ipanema.

A Fundação para Infância e adolescência (FIA) tem atuação destacada no Projeto Verão TIM em praias onde há ações organizadas pelo RioSolidário, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

A instituição tem feito o trabalho de prevenção e orientação sobre o desaparecimento de crianças e Adolescentes através do projeto S.O.S Criança Desaparecida, que foi criado há 23 anos e que já conseguiu a localização de 3.049 desaparecidos tornando referencia nacional.

“Esse trabalho em conjunto, visa justamente criar uma rede de proteção e reforçar a necessidade da identificação”, afirmou o coordenador do projeto S.OS Criança Desaparecida.

O trabalho realizado nos finais de semana nas praias de Copacabana e Ipanema consiste na identificação de crianças com pulseiras e a conscientização dos pais da importância desta medida nos locais de grande aglomeração de publico e eventos, principalmente a céu aberto.

Na pulseira, os pais e responsáveis devem escrever o nome da criança, o endereço e um telefone de contato. A medida ajuda na identificação e localização da família, caso o menor se perca em meio à multidã.

As equipes da FIA presentes nas edições do evento que vem acontecendo desde 18 de janeiro e se estenderão ate 09 de fevereiro. Além da identificação também prestam atendimento em caso de desaparecimento

  • Busca Imediata evita desparecimento*
    O desaparecimento de crianças é mais comum do que se imagina.

Várias situações colaboram para o fato, mas a desinformação quanto às medidas a serem tomadas faz o trabalho de investigação ser mais lento e por vezes, menos efetivo.


A primeira ação a ser tomada quando uma criança desaparece é informar a polícia. Muitos acham que é necessário esperar 24 horas, mas isso não é verdade. Quanto antes a polícia começar agir, maiores as chances de encontrar a criança.
Evidenciando a necessidade da comunicação imediata, existe uma lei que regulamenta tal medida, sendo ela: Lei da Busca Imediata – Lei nº 11.259 de 30 de dezembro 2005. A legislação também serve para o caso de desaparecimento de adolescentes. A desinformação quanto a esse período ocorre devido à lei ser relativamente nova, datada de 2005. Anteriormente, poucos casos eram registrados, ou seja, formalizados.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.