Jornal Povo

MG tem 47 cidades em emergência por causa da chuva; 37 morreram

O governo de Minas Gerais afirmou na manhã deste domingo (26) que decretou situação de emergência em 47 cidades do estado por causa da chuva. A Defesa Civil de Minas Gerais confirmou 37 mortes pela chuva no estado desde a sexta-feira (24).

A Defesa Civil havia confirmado 38 óbitos, mas depois voltou atrás e disse ser 37. Um óbito de Carangola, na Zona da Mata, foi retirado.

De acordo como o órgão, durante a tarde, 21 pessoas seguiam desaparecidas:

Alto Caparaó: 3 vítimas;
Belo Horizonte: 1 vítima;
Carangola: 1vítima;
Conselheiro Lafaiete: 1 vítima;
Espera Feliz: 8 vítimas;
Luisburgo: 3 vítimas;
Manhuaçu: 3 vítimas;
Pedra Bonita: 1 vítimas.

Doze pessoas ficaram feridas. Até a manhã deste domingo a Defesa Civil contabilizava 3.354 desabrigados e 13.687 desalojados.

A cidade com mais mortes confirmadas é Belo Horizonte: 8; Betim tem 6 e Ibirité, 5 (veja tabela abaixo).

Nesta manhã, o governador Romeu Zema (Novo) acompanhado de prefeitos e do ministro da Integração Regional Gustavo Canuto sobrevoou a capital mineira e cidades da Região Metropolitana atingidas pela chuva.

O governador destacou o momento a prioridade é a ajuda humanitária e disse que obras emergenciais serão feitas assim que for possível, devido as condições do tempo. Já o ministro Gustavo Canuto disse que os atingidos pela chuva devem ter antecipação do Bolsa Família e do saque do FGTS. E que o governo federal vai se empenhar para agilizar estas medidas.

Cinco corpos foram localizados neste domingo na Vila Bernadete, na Região do Barreiro em Belo Horizonte. Dois corpos foram localizados no sábado. Na região, sete pessoas morreram no total: uma mãe e três filhos; e um casal e um bebê. Bombeiros vão finalizar o resgate e entregar a área para a perícia da Polícia Civil.

A Prefeitura de BH afirmou que as buscas foram encerradas no Jardim Alvorada, Região da Pampulha. Cinco pessoas de uma mesma família morreram no local, os corpos foram resgatados. A administração municipal diz que a família havia sido retirada da área de risco pela Defesa Civil e levada para um abrigo. Depois, as vítimas voltaram para a casa e na noite de sexta ocorreu o desmoronamento que vitimou as 5 pessoas.

A prefeitura alerta. “Se vir alguma modificação, trinca, movimentação de terra, saia, mas principalmente se algum órgão solicitar a sua saída não retorne ao local até que receba a comunicação desses órgãos de que é seguro voltar”, alerta a Prefeitura de Belo Horizonte.

Já em Betim, no bairro Jardim Teresópolis, a avó de crianças feridas em um desabamento deu uma entrevista muito emocionada à TV Globo. Val Reis criticou a demora do Corpo de Bombeiros para chegar ao local e exaltou o trabalho de voluntários do Jardim Teresópolis.

“A comunidade do Jardim Teresópolis, Beco Fagundes, foi essencial para meus parentes estarem vivos hoje porque foram os primeiros a chegar. Quero agradecer a bombeiro civil que chegou também…[…] O bombeiro [Corpo de Bombeiros] demorou demais. Se a minha família dependesse dos bombeiros eles tinham morrido todos. Demorou demais. A gerência do Corpo de Bombeiros gente, vão pensar mais aí na periferia. O povo na Savassi [bairro na Região Centro-Sul de BH] não tá caindo casa não, mas nós na favela tá desmoronando. O povo está morrendo, e a corporação não chega”, afirmou.

O G1 entrou em contato com o Corpo de Bombeiros e, até a última atualização desta reportagem, não havia obtido retorno.

Defesa Civil volta atrás a confimra 37 mortes. Inicialmente órgão falou em 38 — Foto: Reprodução/Defesa Civil

Donativos

Defesa Civil, Servas e Cruz Vermelha fazem campanha para receber doações em Minas

A Defesa Civil, Servas e Cruz Vermelha fazem campanha para arrecadação de donativos para as mais de 2.500 pessoas desalojadas e 911 desabrigadas em todo o estado após as chuvas que já duram quatro dias consecutivos.

Os pedidos são para doações de materiais de limpeza e de higiene pessoal, colchoes, fraldas e alimentos não perecíveis.

As doações devem ser entregues nos seguintes locais:

– Ponto de apoio da Cruz Vermelha: Av Úrsula Paulino, 1555, Bairro Betânia

– Sede da Cruz Vermelha: Alameda Ezequiel Dias, 427, Centro

– Servas: Avenida Cristóvão Colombo, 683, Funcionários

Cidades em emergência:

Abre Campo
Alto Caparaó
Alto Jequitibá
Belo Horizonte Betim
Brumadinho Caeté
Caparaó
Carangola
Cataguases
Congonhas
Contagem
Divino
Dores do Turvo
Ervália
Espera Feliz
Guidoval
IbiaíIbirité
Luisburgo
Manhuaçu
Mariana
Mateus Leme
Matipó
Monjolos
Muriaé
Nova Lima
Orizânia
Patrocínio de Muriaé
Pedra Bonita
Raposos
Raul Soares
Ribeirão das Neves
Rio Acima
Sabará
Santa Bárbara
Santa Luzia
Santa Margarida
São Gonçalo do Sapucaí
Sarz edo Senador Firmino Simonésia Taquaraçu de Minas
Teófilo Otoni
Tocantins
Ubá
Visconde do Rio Branco

Previsão do tempo

Minas continua sob alerta de chuva neste domingo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet):

Alerta 1 – As condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de acumulado de chuvas (de 30 a 60mm/h ou 50 a 100 mm/dia), acompanhadas de rajadas de vento ocasional (acima de 60 km/h) em áreas isoladas do Noroeste, Norte, Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Vale do Rio Doce, no dia 26/01/2020.

Alerta 2 – As condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de chuvas intensas (de 20 a 30mm/h ou até 50 mm/dia), acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de vento ocasional (acima de 60 km/h) em áreas isoladas na Central Mineira, Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata, Campo das Vertentes e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, no dia 26/01/2020.

Segundo o Inmet, Belo Horizonte teve o dia mais chuvoso dos últimos 110 anos, com medição feita entre às 9h de quinta e às 9h de sexta-feira (24). A capital mineira segue também em alerta para risco geológico até a próxima sexta-feira (31).

Via: G1