Jornal Povo

Ídolo de Neymar, fã de Oscar e amigo de Ronaldinho: Kobe Bryant tinha ligação com astros do Brasil

Tido como um dos maiores jogadores da história da NBA, Kobe Bryant, que morreu na tarde deste domingo aos 41 anos em um acidente de helicóptero na Califórnia, nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos, mas pode-se dizer que o Brasil também guardava um lugar especial em seu coração. Pentacampeão da liga americana de basquete e bicampeão olímpico, o Black Mamba tinha um carinho pelo país através da relação que construiu com algumas das estrelas do esporte brasileiro.

A principal delas é Oscar Schmidt, com quem ele tinha uma relação de idolatria e amizade. O ex-jogador americano se mudou para a Itália com a família ao seis anos, já que o pai deixou a NBA para jogar na Europa. Por lá, Joe Bryant jogou contra o Mão Santa, que defendeu dois times, o Juvecaserta e o Pavia, e se tornou um dos ídolos da liga italiana, ganhando rapidamente um novo fã. O pequeno Kobe teve a oportunidade de conhecer Oscar.

– Eu cresci na Itália, assistindo aos jogos de Oscar Schmidt, e ele se tornou um ídolo meu. Não era tão conhecido nos Estados Unidos, mas era um jogador excelente. Eu conversei com ele durante a Olimpíada, tive a chance de falar um pouco com ele. Eu realmente gostava de vê-lo jogar quando eu era criança – falou Kobe em uma entrevista coletiva antes do treino aberto para o All-Star Game, em Houston, em fevereiro de 2013.

Oscar, por sua vez, também é sempre só elogios a Kobe:

– O Kobe é meu amigão. Acabei com o pai dele lá na Itália. Ele cresceu me vendo jogar e me admira – falou o Mão Santa em entrevista ao GloboEsporte.com quando foi indicado ao Hall da Fama em 2013.

Foi também na época em que morou na Itália que Kobe passou a torcer por clube local, o gigante Milan. Ele declarou, inclusive, que se tivesse ficado mais tempo por lá, teria tentado ser jogador de futebol profissional. Ele é, declaradamente, fã do craque Ronaldinho Gaúcho, que é seu amigo de longa data.

Foi R10 quem apresentou o atacante Lionel Messi a Kobe. O Barcelona fez uma visita à cidade de Los Angeles, e as duas estrelas se encontraram. E essa história foi contada pelo próprio Black Mamba.

– Vou contar a história. Há muito tempo, o Barcelona veio a Los Angeles. Ronaldinho, que é um bom amigo meu, estava conversando comigo e falou: “Kobe, vou te apresentar ao rapaz que será o melhor jogador de todos os tempos. Eu falei: ‘Você vai o quê? Você é o melhor’. Mas ele me disse: “Não, não. Aquele garoto ali será o melhor”.

Em 2013, quando defendia o Atlético-MG, Ronaldinho Gaúcho encontrou Kobe em um evento no Rio de Janeiro e entregou a ela uma camisa do clube mineiro e outra da seleção brasileira. Em troca, recebeu uma de basquete dos Estados Unidos.

Na época da aposentadoria de Kobe Bryant, em 2016, Ronaldinho Gaúcho mandou um vídeo para o Black Mamba desejando alegrias ao astro da NBA após o fim de sua carreira como atleta:

Kobe também teve alguns encontros com outro astro brasileiro em sua vida. Em visita ao Brasil em 2013, ele foi à Arena Fonte Nova, na Bahia, e viu a vitória da seleção brasileira por 4 a 2 sobre a Itália pela Copa das Confederações. Depois, realizou um desejo que tinha revelado poucos dias antes do confronto: conhecer Neymar. Após a partida, o camisa 10 da seleção verde e amarela publicou em uma rede social uma foto com o craque do Los Angeles Lakers ainda no vestiário. Ney postou na época que o tinha como um ídolo.

– Kobe. Esse é um fenômeno. Sou fã demais – disse Neymar na ocasião.

Em outubro de 2017, os dois se encontraram outra vez. Foram dois dias juntos. No primeiro, eles estiveram em um evento de uma fornecedora de material esportivo, e Ney se arriscou no basquete. No primeiro arremesso, mandou longe da cesta. Na sequência, fez um lance livre. No segundo, foi a vez de Kobe se aventurar no futebol fazendo embaixadinhas. O Black Mamba visitou as instalações do Paris Saint-Germain, acompanhou um treino da equipe francesa e tirou foto com vários atletas. Neymar e Daniel Alves estiveram com a lenda.

Neste domingo, Neymar fez uma homenagem ao Black Mamba com uma comemoração de um gol de pênalti diante do Lille mostrando o número 24, usado por Kobe, juntando as mãos em oração e apontando para o céu:

Outro craque do futebol brasileiro, Kaká, que foi eleito melhor do mundo em 2007, também revelou ser fã de Kobe Bryant. Em 2016, quando ainda era meia do Orlando City, ele foi até o Staples Center, em Los Angeles, e viu a derrota do time dos Lakers para os Rockets por 112 a 95, mas não deixou de sair com uma foto com o Black Mamba.

– Grande fã – disse Kaká naquela ocasião.

Via: Globo Esporte