Jornal Povo

Ministério da Saúde descarta caso de coronavírus em paciente internado em Niterói

O Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira, que o caso do paciente internado no Hospital Icaraí, em Niterói, não se trata de coronavírus. Desde a sexta-feira, o chinês de 38 anos que mora no Brasil está isolado em uma área da unidade de saúde do município da Região Metropolitana do estado.

O homem tinha acabado de chegar de uma viagem da China e estava com tosse e dor de garganta há dois dias. Ao dar entrada no hospital, foi feita a coleta de amostras de secreção respiratória dele para exames específicos no Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels.

Além de descartar o caso, o ministério disse que o chinês passará pelo protocolo de atendimento prestado a pacientes com gripe, para “estabelecer seu diagnóstico apropriado”.
A Prefeitura de Niterói disse que o paciente está estável e que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas pelo Município, “de acordo com os protocolos”.

Veja a nota do Hospital de Icaraí na íntegra:

O Hospital Icaraí reforça seu compromisso em oferecer tratamento de qualidade e salvar vidas. Diante das suspeitas de coronavírus no paciente que recebemos na última sexta-feira, dia 24, nos vemos na obrigação de esclarecer os fatos que envolvem esse caso e tranquilizar toda a população.

Conforme supracitado, atendemos na emergência de nossa unidade, na última sexta-feira, 24 de janeiro, um paciente proveniente da China com quadro de tosse e dor de garganta há dois dias. Como o mesmo não apresentou febre em nenhum momento, o caso não foi classificado como suspeito. Porém, devido à história epidemiológica, o hospital, de forma responsável, optou por notificar o caso à Vigilância Sanitária através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância e Saúde (CIEVS). Estamos mantendo o paciente em isolamento desde seu atendimento na emergência.

Foram colhidas amostras de secreção respiratória para exames específicos através do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, conforme orientação do Ministério da Saúde.

O paciente encontra-se estável, não necessitando de internação em Terapia Intensiva e, assim que estiver restabelecido, receberá alta hospitalar. O mesmo encontra-se em isolamento dentro do hospital, não ocasionando riscos para nenhum outro paciente internado na instituição, bem como para nenhum de seus colaboradores.

Na manhã desta segunda-feira, 27 de janeiro, o Ministério da Saúde informou que está descartada a suspeita de coronavírus no referido paciente – o qual não se enquadra na definição de coronavírus (2019-nCoV).

Nosso compromisso é com o bem-estar da população e de quem necessita dos nossos serviços. O Hospital Icaraí prima pelo cumprimento de seus valores e de sua missão: salvar e preservar vidas.

Via: O Dia