Jornal Povo

Pai de santo diz ter sido vítima de intolerância religiosa em delegacia

O pai de santo Marcus Vinício Valente de Oliveira, de 32 anos, foi impedido de registrar um crime de intolerância religiosa na 57ª DP (Nilópolis), no último dia 14. A vítima tentou denunciar uma loja de roupas por, segundo ele, tocar músicas contra religiões de matrizes africanas. No entanto, ele conta que um inspetor da delegacia se negou a fazer o boletim.

De acordo com Marcus Vinício, o agente afirmou que não faria o registro de ocorrência. “Ele disse: ‘Já que meu Jesus Cristo pode ser chamado de gay, ninguém vai mais registrar casos como esse'”, informou o rapaz. O agente se referiu, conforme o pai de santo, ao especial de Natal do Porta dos Fundos.

A vítima contou ao DIA que se sentiu abandonada pelo poder público ao procurar auxílio e não ter a chance de registrar a ocorrência. “Um atendimento deplorável, eu achei que ele poderia me dar voz de prisão, só estávamos eu e ele na delegacia. Ele abriu os braços, dizendo que ele era evangélico”, conta.

Após o ocorrido, Marcus Vinício recebeu o suporte da Superintendência de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa do Estado do Rio de Janeiro. Ainda segundo ele, o policial chegou a dizer que a ‘vontade dele era de jogar uma bomba na produtora responsável pelo especial de Natal’. Marcus precisou recorrer à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), no Centro do Rio, onde foi atendido. 

Procurada, a Polícia Civil informou que o delegado da 57ª DP (Nilópolis) se dispôs a atender a vítima novamente e que a conduta do agente que o recebeu seria apurada. Segundo o Ministério Público, nenhum policial pode se negar a registrar uma ocorrência e a vítima pode formalizar uma denúncia contra o agente junto à entidade.

Via: O Dia

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.