Jornal Povo

Carrascos no Fla-Flu desde a base, Yuri e Miguel chegam ao primeiro clássico profissional como atração

Com o elenco principal do Flamengo em pré-temporada, e muitos reforços do Fluminense ainda fora de combate, caberá a dois garotos o papel de atração principal na noite desta quarta-feira. Carrascos no Fla-Flu desde a base, o rubro-negro Yuri César e o tricolor Miguel estreiam no clássico pelo profissional às 20h30 (de Brasília), no Maracanã, com grandes responsabilidades.

Eles são de diferentes gerações, mas já marcaram golaços sobre o rival por outras categorias. Yuri, de 19 anos, tem uma cobrança de falta no ângulo pelo sub-20 como uma de suas grandes pinturas. Por sua vez, Miguel, de 16 anos, já marcou deixando o zagueiro na saudade no sub-15

Ainda sem estufar as redes pelo profissional, os dois meias podem se inspirar no passado para tentar desencantar no Fla-Flu da quarta rodada da Taça Guanabara. Pode não ser tão bonito como fizeram na base, afinal, gol feio também vale. Qual deles vai ser mais decisivo no clássico? Façam suas apostas!

Yuri: habilidade, velocidade e faro de gol

O garoto ganhou a chance de começar o Campeonato Carioca com a “promoção” do time sub-20, devido às férias do elenco principal que foi vice-campeão do Mundial de Clubes em dezembro. Apesar de mais experiente que o rival, é a primeira vez que ele joga no profissional e entrou em campo três vezes.

Yuri vem sendo um dos destaques do Flamengo na Taça Guanabara. Atuando principalmente pela ponta esquerda, mostrou habilidade e boa visão de jogo nas três partidas. Seu melhor jogo foi contra o Vasco, seu único clássico pelo time principal até aqui, quando exibiu um repertório de dribles, com direito a lençol e arrancadas.

Goleador na base, ele ainda não fez gols pelo profissional, mas geralmente participa das jogadas mais perigosas e é uma das referências ofensivas do time de Mauricio Souza. Atua aberto, costuma cortar para dentro para finalizar ou tabelar. Também aparece pela direita para usar sua velocidade e dar profundidade à equipe.

Com contrato até o fim de 2022 e multa de R$ 225 milhões, o jogador é tratado como uma das principais promessas da atual base rubro-negra. Em 2019, foi o vice-artilheiro do sub-20 do Flamengo, com 15 gols, e empilhou títulos: Campeonato Carioca, Brasileiro, Taça Octávio Pinto Guimarães e Supercopa do Brasil.

Miguel: talento, personalidade e assistências

Apesar de mais novo, o menino tem mais “bagagem” no profissional do que o rival. Pulou etapas na base e foi puxado para o time principal por Fernando Diniz no ano passado, fazendo quatro jogos. Mas perdeu espaço quando o técnico saiu. Com os muitos problemas para escalar o time neste início de ano, Odair recorreu ao jovem, que correspondeu.

Em três partidas, foi decisivo em duas e já deu três assistências para gol: uma para Gilberto, outra para Luccas Claro e mais uma para Felippe Cardoso. Seu bom desempenho o fez ganhar a vaga de titular pela primeira vez no profissional, na goleada por 5 a 1 sobre o Bangu em Moça Bonita. Posto mantido para o Fla-Flu.

Miguel pode atuar centralizado ou aberto pela direita de ataque. Habilidoso e rápido, ele mais arma do que finaliza as jogadas e procura sempre achar um companheiro. Também é cobrador de faltas – já acertou uma na trave contra o Bangu – e de escanteios. Mostra muita personalidade para a pouca idade que tem.

Com contrato até junho de 2022 e multa de R$ 160 milhões, o jogador é considerado como a próxima grande joia da fábrica de talentos de Xerém. No Fluminense, Miguel foi campeão carioca sub-11, sub-14 e da Copa Brasil Japão no sub-15. Cria do clube, o garoto também passou um período na base do Vasco e retornou ao Tricolor.

Via: Globo Esporte