Jornal Povo

Incêndio atinge presídio em Benfica, na Zona Norte do Rio

Um incêndio atingiu o presídio José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte do Rio, na manhã desta quarta-feira (29). Pelo menos 4 quartéis do Corpo de Bombeiros atuaram para combater as chamas, que foram controladas.

De acordo com o subsecretário de Tratamento da Seap, o médico José Perrota, quatro agentes e cinco presos inalaram fumaça. Os detentos receberam atendimento no pátio da unidade e os agentes foram levados para o Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio.

Atualmente, o presídio possui 502 presos e tem capacidade para 624 detentos. O prédio foi evacuado e os internos foram levados para o pátio.

A Secretaria de Administração Penitenciária informou que, logo que as chamas começarem, foi executado o plano de evacuação previsto nas Normas Gerais de Ação (NGA) da unidade prisional.

O presídio é a porta de entrada do sistema penitenciário do Rio. Todos os presos passam pela unidade e são distribuídos. Permanecem no local os detidos para audiência de custódia e enquadrados no não pagamento de pensão alimentícia. De acordo com o subsecretário de Gestão Operacional, Moisés Marques, o local atingido pelas chamas estava desativado.

As chamas teriam começado por volta das 10h30. Os bombeiros dizem que receberam o primeiro chamado às 10h50 e chegaram ao local às 11h. O fogo atingiu duas celas e foi controlado por volta de 11h30.

Havia cerca de 80 colchões no local, o que contribuiu para que as chamas se alastrassem. Funcionários da Seap disseram que o fogo teria começado por conta de um serviço de solda no segundo andar.

Muito nervosa, Elaine de Moura Bezerra é mãe de Luís Felipe Bezerra Pereira, de 18 anos, que está na unidade desde segunda (27). Ele foi levado para lá após ser baleado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ela buscava informações do filho.

“É a primeira vez que eu venho aqui para ter notícias dele e me deparo com essa fumaça, esse fogo. Eu não entendo muito bem disso. Até agora eu não sei de nada do que aconteceu com o meu filho. Eu estou desesperada porque sou leiga. Não entendo de lei, de Justiça. Eu sei que meu filho errou, mas eu quero ele com vida”, contou Elaine.

Gabriel Alexandre dos Santos procurava informações sobre o pai, Fábio Bonfim dos Santos, preso há uma semana por falta de pagamento de pensão alimentícia. Ele afirmou que não consegue informações sobre ele, que sofre de problemas no coração e de pressão alta.

“Ninguém dá uma notícia, ninguém dá uma posição para nada. Todo mundo está aqui apreensivo. As garotas lá de baixo, de outro presídio, dizem que estão sufocadas. Imagina quem está dentro do prédio”, explicou o familiar.

O advogado Jorge Braga estava no local e teve que sair da unidade. Ele também questionou a falta de informações. Ele disse que a chegada do primeiro grupo de bombeiros demorou mais de 20 minutos.

“Eu estava entrando na cadeia para falar com um preso, para fazer a audiência de custódia. Tivemos que sair pois o cheiro era muito forte aqui fora, famílias estavam passando mal”, disse o advogado.

O presídio fica na Rua Célio Nascimento, que foi interditada.

Bombeiros dos quartéis de Benfica, Vila Isabel e Centro dão apoio ao trabalho, além do Grupamento Tático de Suprimento de Água de São Cristóvão. Segundo ainda a assessoria de imprensa dos bombeiros, outras unidades estão sendo acionadas para auxiliar as equipes no local.

Em nota enviada ao RJ1, o Corpo de Bombeiros afirmou que as denúncias sobre demora na chegada não procedem e que entre o chamado e a chegada da primeira equipe foram de cerca de dez minutos. O acionamento da corporação aconteceu às 10h50.

Os militares acionaram o Grupamento Tático de Suprimento de Água do CBMERJ por prevenção para caso de necessidade. A primeira viatura a chegar ao local estava guarnecida, sim, de água.

A fumaça que sai do presídio é vista à distância por quem passa de carro ou a pé pela região de Benfica.

Via: G1